Abrantes: Foco de COVID com 13 casos positivos na mesma residência (EM ATUALIZAÇãO)

2020-05-24

São mais 13 casos positivos de COVID-19 registados no concelho de Abrantes nas últimas 24 horas.

Segundo a delegada de saúde pública do ACES Médio Tejo a situação mais complicada, desde sexta-feira, verifica-se no concelho de Abrantes derivado de um foco de infeção, e casos suspeitos, numa residência com vários idosos no norte do concelho que não está legalizada. 

A Antena Livre sabe que todos os testes efetuados deram positivo e que todos os idosos estão a ser retirados da residência. Um trabalho que está a ser efetuado pelos Bombeiros Voluntários de Abrantes, em articulação com a Direção-Geral da Saúde.

Os idosos irão ser reencaminhados para a ala do Hospital de Abrantes preparada para o efeito e já conseguimos confirmar que se tratam de sete residentes, todas mulheres. Já os proprietários da residência de idosos, tal como tínhamos avançado inicialmente, estão assintomáticos e ficam a fazer tratamento em casa. 

 

Já este domingo, a Antena Livre tinha adiantado que duas pessoas desta residência já tinham sido testadas de forma positiva ao novo coronavírus e todos os residentes ficaram na altura em vigilância ativa por parte das autoridades de saúde, tendo sido sujeitos a testes à COVID-19.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, tinha dito à Antena Livre este sábado que "os idosos que testarem positivo irão ficar na ala do Hospital de Abrantes" preparada para receber idosos de lares ou residências que sejam positivos à COVID e que não necessitem de cuidados hospitalares.

Nesse sentido, os idosos foram encaminhados para o hospital de Abrantes. 

Na últimas 24 horas, além dos 13 casos de Abrantes, há a registar o mesmo número de vigilâncias ativas e a alta de vigilância de 12 pessoas que deixaram o isolamento. O concelho de Abrantes passa assim a ter uma vigilância ativa por via dos testes feitos e que tiveram resultado positivo. A registar ainda no Médio Tejo duas altas da doença. Passaram as ser 112 pessoas que foram infetados com o coronavirose recuperaram totalmente.

Veja aqui os casos por concelho:

Veja aqui os casos positivos e o casos curados: