109 testes aos idosos da Misericórdia de Abrantes foram negativos

2020-06-30

A melhor notícia caiu em Abrantes esta noite, com a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes a informar que recebeu todos os resultados dos testes feitos aos idosos da instituição e que todos foram negativos.

Através de uma informação simples a instituição suspirou de alívio numa situação que causa sempre apreensão.

“Como é do conhecimento de todos foram realizados 109 testes para covid- 19 (todos os Idosos). Vimos por este meio informar que todos os testes tiveram resultado negativo”.

A Antena Livre já tinha avançado às 19 horas desta terça-feira que todos os testes recebidos até aquela hora tinham sido negativos. Cerca das 21:30 surgiu a informação que todos os testes realizados tiveram o mesmo resultado.

Recorde-se que os idosos da instituição foram todos sujeitos a teste ao coronavírus depois de ter sido conhecido um caso positivo num colaborador externo da IPSS. Trata-se de um enfermeiro que indicou de imediato todos os passos às autoridades de saúde pública que, no fim de semana, decidiram com a colaboração da Câmara e Proteção Civil de Abrantes avançar para a testagem dos idosos.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, questionada sobre os motivos de testar apenas os idosos e não todo o universo da instituição a responsável pela autoridade de saúde pública da região explicou que o profissional externo infetado apresentou o relatório dos dias em que trabalhou e os utentes do lar a quem prestou os serviços de saúde. Desse modo, e de acordo com esse relatório, avançou-se apenas para a testagem aos utentes.

Hipoteticamente, só em caso de haver testes positivos é que haveria um próximo passo que seria testar todo o universo da instituição.