Pesquisar notícia
terça,
28 set 2021
PUB
Concelhos

VN Barquinha vai ter Centro de Estudos Politécnicos

12/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila Nova da Barquinha vai criar um Centro de Estudos Politécnicos, numa parceria com o IPT – Instituto Politécnico de Tomar.

“Foram as próprias instituições que o pediram”, explica Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, avançando que isso se fica a dever “à dinâmica e ao desenvolvimento de atividades”.

“As áreas que estamos neste momento a protocolar incidirão essencialmente nos domínios do Património, arqueologia e ciências auxiliares, artes, fotografia e comunicação”. Ou seja, como explicou o presidente, “é muito daquilo que vimos fazendo já no âmbito do Centro de Estudos de Arte Contemporânea, uma parceria que vem sendo mantida e com excelentes resultados em termos de frequência desde 2012 e avançamos agora para um patamar mais adiante”.

Fernando Freire disse que “se está a trabalhar bem e temos tido resultados muito bons nestas áreas das artes, da fotografia, do vídeo, quer em outras que temos desenvolvido já há cinco anos”. Então, “porque não certificar ou qualificar mesmo com o carimbo do IPT este tipo de atividades?”

“É uma mais valia para a região, para a educação e também para a economia”, afirmou o autarca.

Património, arqueologia, artes, fotografia e comunicação é então o curso politécnico que irá iniciar já no próximo ano letivo em Vila Nova da Barquinha.

As aulas vão ter lugar no Centro de Estudos de Arte Contemporânea e também no Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo “onde temos já a funcionar um subgrupo em ninho de empresas onde estão vários artistas”.