Pesquisar notícia
quinta,
05 ago 2021
PUB
Concelhos

VN Barquinha: Programação cultural em rede VOLver regressa em agosto

20/07/2021 às 12:20
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A programação cultural em rede VOLver regressa em agosto ao concelho de Vila Nova da Barquinha.

No sábado, 14 de agosto, o Anfiteatro de Tancos recebe o espetáculo CIRDANCE, de Danças de Salão, pelo Clube Instrução e Recreios Ex-Tuna. A atividade é para maiores de seis anos e tem início às 19 horas.

O CIRDANCE do Clube de Instrução e Recreio (CIR) ex-Tuna da Moita do Norte é uma escola de danças de salão com as vertentes de dança solo, social e de competição, com idades a partir dos seis anos. O evento é gratuito e tem capacidade de ocupação de 80 lugares marcados.

 

No mesmo dia e no mesmo local, pelas 21H30, atua ainda o Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”.

Fundado a 13 de junho de 1981, composto por 45 elementos, sócio da Federação do Folclore Português, ao longo dos anos o grupo tem atuado de Norte a Sul de Portugal e em alguns países Europa. “Um pouco sobre Tancos, povoação muito antiga, situada no alto do Ribatejo, onde se sai da lezíria e se entra na charneca”. O evento é gratuito e tem capacidade de ocupação de 80 lugares marcados.

 

A 21 de agosto, sábado, pelas 21H30, há cinema infantil no Parque de Escultura Contemporânea Almourol. O filme, “Uma Aventura nos Mares”, é destinado a maiores de seis anos.

“A expedição de Magalhães e Elcano foi a primeira viagem de circum-navegação da Terra e aconteceu entre 20 de setembro de 1519 e 6 de setembro de 1522. Sendo a expedição financiada pela coroa espanhola e comandada pelo português Fernão de Magalhães, o trajeto acabou por ser terminado pelo comandante espanhol Juan Sebastián Elcano. Esta épica aventura mudou o rumo da História e provou algo absolutamente extraordinário: tal como se especulava desde o tempo de Pitágoras (século VI a.C.), o planeta tinha uma forma esférica”.

O evento é gratuito e tem capacidade para 25 famílias com lugares marcados.

 

No sábado seguinte, 28 de agosto, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol é o palco do espetáculo de música por Leon Baldesberger “Meersalz”. Tem início às 18 horas.

Trata-se da formação que começou por ser o projeto de Bacharelato de Leon Baldesberger na Escola Superior de Música de Zürich (ZHdK), e que na altura foi eleito Best of Swiss Jazz Bachelor 2012 pela mesma escola. Dois anos mais tarde, voltou a ser avaliado com a nota máxima no concerto final de Mestrado na dita escola. Estilisticamente poder-se-ia descrever como "augmented minimal odd-meter", onde excertos cuidadosamente estruturados e orquestrados, nos quais predomina a combinação entre ritmos complexos e harmonias latas, andam de mãos dadas com a improvisação. O projeto tem evoluído continuamente desde a sua formação, tendo passado por vários clubes e festivais na Suíça, Alemanha, Portugal e Espanha, entre os quais se destacam o reputado moods, Bird’s Eye, Hot Clube de Portugal, Salao Brazil, Centro Andaluz de Arte Contemporánea, El Musicário, Sommersby Out Jazz, Festival Jazzolontia, Festival F, Festival Os dias do Jazz, entre outros. O disco de estreia “Störfaktor” foi gravado no Hitmill Studio –Zürich em setembro de 2015 e apresentado na Suíça no início de 2016. O segundo álbum “Odd Matters” foi gravado em outubro de 2018 nos Trafalgar Studios em Espanha e lançado em abril de 2019, edição da Blue Asteroid Records. O terceiro disco "Grilled Orange" foi lançado em dezembro de 2020.

O evento é gratuito e tem capacidade de ocupação de 120 lugares marcados. 

As reservas para todos os espetáculos podem ser feitas através do email reservas@cm-vnbarquinha.pt , ou dos telefones 249720358, 962722668 e 927410436.

O levantamento de bilhetes será feito no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.