Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

VN Barquinha: Município aprova proposta de interdição de tráfego rodoviário na Praça da República

10/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR: Antena Livre

Na última reunião do executivo municipal de Vila Nova da Barquinha, ocorrida a 9 de outubro, foi aprovada por unanimidade uma proposta de ordenamento de tráfego rodoviário, no âmbito da requalificação da Praça da República.

O presidente do município, Fernando Freire, explica que esta decisão se insere na "requalificação da Praça da República" e que pretende "dotá-la só para peões, sendo o acesso a viaturas automóveis restringido a situações de emergência - bombeiros ou INEM - e pontuais - que, perante pedido, poderemos autorizar".

Uma medida que implica também a proibição de cargas e descargas, referiu o autarca, e que tem como objetivo principal "proteger a Praça".

Para esse efeito, irá ser feita a colocação de "alguns sinais de toponímia, nomeadamente de sentido proibido, quer no acesso do lado das galerias de Santo António, no largo da Igreja, quer do lado da Rua Marechal Carmona, junto da loja do cidadão e também do lado da Rua 5 de Outubro”.

Fernando Freire deu conta de que, em termos de obras na Praça da República apenas faltam "umas floreiras" e que "tudo o que é empreitada está concluída".

Recorde-se que a remodelação da praça mais emblemática da vila foi um investimento de cerca de 287.356.00 euros + IVA.

AINDA NESTA REUNIÃO DE CÂMARA:

Ainda nesta reunião de Câmara de Vila Nova da Barquinha, foram designados os representantes do município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha para o próximo mandato, de quatro anos. 

Foi aprovada por unanimidade a recondução dos três representantes do anterior mandato. São eles o presidente da autarquia, Fernando Freire, a vereadora Marina Honório e Maria de Lurdes Gil Jesuvino, da Divisão Municipal de Desenvolvimento Social. Do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha fazem parte representantes do município, das coletividades, do pessoal docente e dos alunos.

Foram também aprovadas a alteração nº8 ao Orçamento da Despesa e a alteração nº7 às Grandes Opções do Plano, que consistem em reforços no âmbito de fornecimento de gás nas piscinas e eletricidade nas escolas e edifícios culturais, despesas com publicidade e trabalhos especializados, entre outros.

Em declarações à Antena Livre, Fernando Freire deu ainda conta de outros assuntos respeitantes ao concelho, como as obras do Ninho de Empresas, situado no Largo José da Cruz, em frente à Loja do Cidadão. O autarca deu conta de que as obras estão a decorrer com normalidade, estando neste momento a "colocar o telhado".

Recorde-se que o Ninho de Empresas terá uma área bruta total de 674m2, e será constituído por 10 gabinetes, três espaços de coworking, uma sala de reuniões, uma sala de formação, uma zona de convívio/copa, uma sala de empreendedorismo e secretariado, uma sala de Gabinete de Inserção Profissional e uma loja de produtos endógenos, bem como espaço de lazer/convívio interno

Fernando Freire fez também um ponto de situação relativamente à empresa intermunicipal Tejo Ambiente. O autarca deu conta de que o projeto "está a andar. Estamos a selecionar alguns investimentos prioritários no âmbito de saneamento básico", e entre eles está a ser estudada a "criação de saneamento básico nas Limeiras". O projeto inicial era da Câmara Municipal de VN Barquinha e passou agora para as mãos da nova empresa, com a elaboração de uma candidatura ao POSEUR.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) formalizou a constituição da Tejo Ambiente, uma empresa intermunicipal que junta seis autarquias da região - Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha - e que prevê investimentos de 124 milhões de euros ao longo de 30 anos. Esta nova empresa intermunicipal vai operar no abastecimento público de água, saneamento básico e recolha de resíduos sólidos urbanos.

 

Ana Rita Cristóvão