Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
VN Barquinha

VN Barquinha: Feira do Tejo volta a ser adiada e 25 de abril tem concerto online

15/04/2021 às 17:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

2021 não vai ser o ano em que a Feira do Tejo regressa ao Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

A decisão, esperada, foi anunciada esta quarta-feira, 14 de abril, em reunião do Executivo Municipal. A vereadora Marina Honório, responsável pelo pelouro da Cultura, afirmou que “se a Feira do Tejo não se pode realizar do modo como a conhecemos, não vale a pena estar a criar ou a inventar qualquer outra situação só para dizermos que a fizemos. É que a Feira do Tejo tem as suas características”.

Nesta posição, foi secundada pelo restante Executivo, tendo o vice-presidente Rui Constantino lembrado que “não há clima para fazer uma festa onde o mais importante são as relações inter-pessoais que se criam nas tasquinhas, no artesanato, nos concertos… não havendo possibilidade para isso e limitar as pessoas com afastamentos, acho que é preferível não fazer”.

À Antena Livre, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, explicou que “a situação no país está complexa”, referindo-se aos últimos dados conhecidos da situação das vacinas da Johnson & Johnson e da AstraZeneca e às datas avançadas para Portugal conseguir atingir a imunidade de grupo, “ainda que o processo de vacinação esteja a correr muito bem”.

Quanto à Feira do Tejo, que se realiza anualmente em junho, “entendemos por bem, e até prova em contrário, que não há condições humanas nem sociais para que a façamos. Sob pena de estarmos a colocar em risco a própria sobrevivência e saúde humana”.

A proposta de adiamento da Feira do Tejo foi apresentada em reunião de Câmara porque “há questões administrativas que têm que ser resolvidas, nomeadamente o pagamento a artistas que já estavam contratados, situação que já vem de 2020”, e a quem tem que ser comunicado o adiamento.

No entanto, o dia de Santo António, 13 de junho, amplamente comemorado em Vila Nova da Barquinha, vai ser assinalado. Fernando Freire confirmou essas comemorações e acrescentou, com humor, “nem que tenha que colocar a Banda a tocar no Parque”.

A situação vai ser avaliada dia-a-dia e mais perto da data, será comunicada forma como Vila Nova da Barquinha vai assinalar o dia de Santo António.

Programa comemorativo do 25 de abril

No entanto, para já, certas estão as comemorações do dia 25 de abril.

Na sequência do estado de emergência em vigor, o Município de Vila Nova da Barquinha vai assinalar o 25 de abril no cumprimento das medidas de prevenção da pandemia de Covid-19.

No sábado, dia 24 de abril, pelas 11 horas, a Galeria do Parque vai ser palco da abertura da exposição «É tempo que a pedra se decida a florir» de Luís Silveirinha.

No dia 25 de abril, domingo, o hastear da bandeira vai ter lugar pelas 9 horas e, pelas 15 horas há concerto on-line com o Grupo Arregaita – Canções de Abril.

A transmissão vídeo em direto, online, vai ser feita na na página oficial do Município no Facebook (www.facebook.com/cm.vnbarquinha)