Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

VN Barquinha: Exposição “viewfinder” de Martinho Costa na Galeria do Parque

4/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt).

A entrada é gratuita.

“As pinturas de Martinho Costa fazem-se tão perto dos motivos que são, quase sempre, pinturas sem horizonte. Tomadas de perto, sobre pormenores de uma realidade maior que raramente se revela, são também pinturas que iludem as suas dimensões (pequenas, médias ou grandes) para aspirarem a uma escala que as faça coincidir com o próprio motivo.

Quando compõe, na esquina interior da galeria, uma grelha de dezenas de pequenas imagens estabelece um atlas de imagens banais (devido à irrelevância poética, literária, visual que as podem justificar). Martinho Costa prescinde do que é belo e relevante no mundo e concentra-se no resto (ou nos restos) da realidade.

Na verdade, estas pinturas são fotografias pensadas desde início para serem pinturas. É a partir e contra essas fotografias (ou a sua prática), a partir de um referente que se desacredita (a fotografia mecânica ou digital) que Martinho Costa recupera quer a dignidade da pintura quer a dignidade dos motivos que escolhe.

Algumas pinturas podem funcionar como manifesto de todo o seu processo e projecto de trabalho: em “Sol Negro”, a tampa de uma objectiva no chão, desvenda a tarefa de registo fotográfico a que se dedica o pintor; em “Falsas Montanhas”, um monte de papéis amarrotados, amontoados no chão, ilude a pintura de paisagem; em “Pá”, o lixo recolhido apresenta-se como algo de precioso, merecedor de ser representado.

O seu desejo de ”pintar tudo”, apresenta-se como modalidade de resgate da realidade. Por isso a tarefa principal que a sua pintura propõe é a da valorização do que, em nosso redor, tende para a invisibilidade, para o anonimato, para a perda.”

João Pinharanda

 

Galeria do Parque

Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha

GPS: 39.457970, -8.430929

Horário:

Quarta, quinta e sexta-feira > 11:00 às 13:00, 15:00 às 19:00

Sábado e domingo > 15:00 às 19:00

Encerra à segunda e terça-feira