Pesquisar notícia
terça,
28 set 2021
PUB
Concelhos

VN Barquinha: Empreendedorismo na Escola conta com 14 projetos

3/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha foi pequeno para acolher os 300 alunos que integram o Projeto Empreendedorismo na Escola, inserido no projeto de Inovação Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha.

A sessão de apresentação dos 14 projetos deste ano foi bastante animada pois, para além da “enchente” no Auditório, contou ainda com momentos musicais levados a cabo por Valter Alexandre, que colocou a plateia a entoar temas como “A Paixão”, de Rui Veloso.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, congratulou-se com o facto de haver projetos nascidos no seio do EMPRE que já são de nível nacional. O autarca refere-se ao “Mentes Brilhantes”, “um projeto já nacional, no âmbito do Ministério da Defesa”. Para o autarca, “o importante é o Município estar envolvido com a Escola. Há uma simbiose perfeita nesta ideia e neste projeto porque é fundamental que eles comecem a valorizar as áreas de negócios desde pequenos, consigam praticar atos de comércio uns com os outros e também com a comunidade e, essencialmente, que valorizem a questão da camaradagem e da partilha”.

O presidente destacou ainda a vertente da responsabilidade social do projeto, explicando que “alguns lucros que os alunos obtêm nos seus negócios são canalizados para as IPSS’s do Concelho”.

Paulo Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, agradeceu o empenho do presidente do Município que, como referiu, “é um apaixonado pela área da Educação (…) e é um incentivador” deste projeto. O diretor frisou que o número de alunos envolvidos no projeto EMPRE, “já ultrapassa os 50%” da comunidade escolar.

 Paulo Tavares afirmou ainda que “este projeto está e vai apetrechar os nossos alunos de ferramentas para a sua vida futura, com conhecimentos nas áreas tecnológica, empresarial e comercial. É um projeto de sucesso e é um projeto de todos nós”.

“Um projeto enorme!” Foi assim que lhe chamou Ana Santos, a coordenadora do Projeto Empreendedorismo na Escola. “Acreditamos que este projeto vai ao encontro do sucesso educativo, tão ambicionado por todos nós, porque, seguramente, dá as ferramentas que vocês, alunos, precisam para se tornarem cidadãos em pleno”, referiu a professora.

O EMPRE em Vila Nova da Barquinha começou com 40 alunos, na segunda edição já foram 160 e agora são 300, estando envolvidas 14 turmas. Conta também com o apoio da TagusValley.

Os projetos vencedores serão conhecidos durante a Feira do Tejo que irá decorrer de 9 a 13 de junho.