Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Concelhos

Vila Nova da Barquinha recebe II Encontro da Cultura Popular do Ribatejo em maio

9/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila Nova da Barquinha vai receber no dia 25 de maio o II Encontro da Cultura Popular do Ribatejo, um evento organizado pela Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal e que vai acontecer no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Em nota de imprensa, o Fórum Ribatejo refere que se pretende “estimular um diálogo, aberto e partilhado, entre investigadores oriundos dos mais diversos campos científicos: da história à geofísica, da economia ao património, da literatura ao turismo, da biologia à antropologia, e demais domínios do conhecimento”.

Pretendendo ser uma reflexão sobre a região do Ribatejo, numa articulação entre o passado e o presente, este seminário terá diversas linhas temáticas: as festas populares, cíclicas e comunitárias, a sacralização da natureza; família e ciclo de vida, o papel da mulher e os ritos de passagem; terapêuticas, saúde e condições alimentares; a religiosidade popular, cultos e romarias.

Em comunicado, a organização diz ainda que se procurará “examinar as representações diacrónicas do corpo social e cultural, da economia e desenvolvimento regional e local, bem como questionar a importância dos fatores identitários, enquanto mecanismos que, ontem e hoje, produzem ou não, em cada um de nós, um sentimento de pertença regional”.

O II Encontro de Cultura Popular do Ribatejo destina-se ao público em geral e a todos os profissionais e académicos das áreas da cultura e do social, em especial, aos investigadores das áreas das ciências sociais, professores dos diversos graus de ensino, técnicos culturais da administração regional e autárquica, profissionais de turismo e do património e responsáveis técnicos das associações que se devotam à pesquisa e ao estudo do património etnográfico e folclórico da região.

Até ao dia 10 de abril estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicações a integrar nos trabalhos.

Informa a organização que a apresentação deve conter uma síntese até quinze linhas, título e palavras-chave. Deverá ser, ainda, acompanhada de uma síntese biográfica curricular com o máximo de doze linhas. As mesmas deverão ser acompanhadas de endereços de contacto telefónico e de mail.

A Fórum Tejo explica que no eventual processo de seleção serão tidos em conta a respetiva ordem de entrada, aspetos de adequação aos temas previstos e respetivas relevâncias. Após a avaliação, os resultados serão comunicados aos candidatos até ao dia 15 de abril.

Os interessados em formular candidatura ou em marcar presença no evento devem enviar as informações para o e-mail: gabriela.rodrigues@cm-vnbarquinha.pt .

Paralelamente a esta iniciativa, Aurélio Lopes, coordenador do Fórum Ribatejo, disse, em entrevista à Antena Livre, que está prevista a inauguração no próximo sábado de uma base de dados sobre a cultura ribatejana “que vai funcionar na Biblioteca de Torres Novas” e que espera que funcione como um “embrião de uma fonte de saber”.