Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Vila de Rei

Vila de Rei: Proteção Civil apela para que munícipes denunciem ninhos de vespa asiática

14/09/2021 às 12:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A equipa de Proteção Civil do Município de Vila de Rei lança um alerta, em forma de vídeo, para que as pessoas não tentem destruir, por si só, os ninhos de vespa asiática que, eventualmente, possam vir a encontrar.

Em caso de deteção ou suspeita da existência destes ninhos, os munícipes deverão entrar em contacto com a Proteção Civil de Vila de Rei (930 421 098; 912 263 895) ou com os serviços camarários (274 890 010). Nunca se deve aproximar do ninho, nem tentar mexer-lhe, porque esta espécie reage muito a perturbações.

Se for picado por este inseto, pode sofrer apenas uma ferroada ou desenvolver uma alergia ao veneno que é injetado. Em casos mais graves, pode desenvolver-se uma reação alérgica muito grave e de rápida evolução (choque anafilático) com o aparecimento de inchaço dos lábios, língua, face ou garganta, manchas vermelhas e muita comichão. Nestes casos deve ligar imediatamente para o 112.

O tratamento da picada pode ser realizado em casa, seguindo estes conselhos: remover o ferrão; lavar o local da picada com água abundante; colocar gelo para reduzir o edema. Em caso de reação alérgica muito grave, ligue imediatamente para o 112.

O Município de Vila de Rei tem vindo a intensificar o despiste e combate à vespa velutina, com a colocação e renovação de armadilhas que atraem este inseto. Estes equipamentos encontram-se colocados principalmente em redor das aldeias do concelho e em alguns dos locais mais visitados e frequentados pela população, de modo a conseguir rapidamente proteger as pessoas em caso de deteção deste inseto.

A vespa asiática tem-se propagado pelo país, sendo uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones. Este inseto é ligeiramente mais pequeno que a vespa europeia, com as rainhas a medirem cerca de 30mm, os machos 24mm e as obreiras 20mm. Apresenta patas amarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho. A cabeça é preta e face amarela.

O vídeo pode ser assistido em www.cm-viladerei.pt.