Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Vila de Rei: Município lança campanha para proteção da floresta

13/02/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila de Rei lançou uma campanha informativa para toda a população do Concelho sobre a realização de queimas, priorização de freguesias, promoção do programa “Aldeias Seguras” e gestão de combustível e fogo controlado.

Em nota de imprensa, a Câmara alerta para a necessidade de comunicação prévia ao Município ou ICNF para a realização de queimas de sobrantes. A fiscalização da limpeza de terrenos que extremam com edifícios (numa faixa de 50m) ou aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100m) será realizada entre 1 de abril e 31 de maio. Por sua vez, a limpeza das faixas de proteção das redes viárias e das linhas de transporte e distribuição de energia terá de ser efetuada entre 1 e 30 de junho.

No que diz respeito à realização de Fogo Controlado foi delineada uma área no Concelho contemplada para tal (nas proximidades das aldeias de Vilar do Ruivo e Monte Novo).

Uma vez que o Concelho de Vila de Rei não possui cadastro florestal, o que torna impossível contactar os proprietários desses terrenos, foi igualmente enviado um mapa para que estes proprietários possam, até 1 de março, manifestar alguma objeção neste sentido.

Recorda o Município que as freguesias de Fundada e S. João do Peso foram assinaladas pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas como freguesias de 1º prioridade, enquanto Vila de Rei está referenciada como freguesia de 2ª prioridade, de acordo com a probabilidade de ocorrência de incêndios. A fiscalização das devidas limpezas irá ter início a 1 de abril, pelo que as pessoas serão sensibilizadas para realizar estes trabalhos atempadamente.

Esta campanha informativa e de sensibilização será ainda alargada, durante o mês de março, às Visitas de Proximidade, realizadas em parceria com o CLDS 3G de Vila de Rei, que levará técnicos das áreas da Floresta e Proteção Civil a falarem diretamente com a população, alertando para as medidas de defesa e proteção contra incêndios, pode ler-se.