Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Vila de Rei: Município emite Comunicado para a população vítima dos incêndios

9/08/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila de Rei informa a população, através de comunicado enviado às redações, que “na sequência do incêndio que recentemente assolou mais uma vez o concelho de Vila de Rei, encontra-se à disposição dos produtores pecuários forragem e ração, que deve ser solicitada ou diretamente levantada através do Estaleiro Municipal, onde se encontra concentrada. O açúcar disponível para alimentação dos enxames de abelhas afetados será distribuído no final da corrente semana.

Os apoios do Governo para os produtores agrícolas atingidos por mais estas catástrofes resumem-se à Medida 6.2.2 do PDR para as freguesias de Fundada e S. João do Peso, e à Medida 10 do PDR para a freguesia de Vila de Rei.

Como sempre, esta Câmara Municipal, com o apoio das Juntas de Freguesia e da Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, tudo fará para apoiar a população em mais este momento de grandes dificuldades e de reconstrução.

Para além da permanente disponibilidade dos serviços da Câmara Municipal de Vila de Rei e da Acripinhal, está prevista a deslocação de uma equipa especializada da Acripinhal à sede de freguesia da Fundada pelas 10:00 horas do dia 13/8, à sede da freguesia de S. João do Peso pelas 10:00 horas do dia 14/8 e para a população da freguesia de Vila de Rei, à Associação do Vale da Urra pelas 14:30 do dia 14/8, onde os proprietários agrícolas se devem deslocar a fim de registar os prejuízos e avaliar da viabilidade da efetivação da candidatura visando restabelecer a componente produtiva destruída, que inclui construções agrícolas, tratores, alfaias e maquinaria agrícola, culturas permanentes como olival, vinha ou pomares, animais incluindo colmeias, sistemas e equipamentos de rega, vedações, etc.

O registo de prejuízos é gratuito, mas obrigatório para quem pretenda repor os meios de produção destruídos. Os agricultores afetados deverão ser portadores de toda a documentação relativa às suas parcelas e da maior informação relativa aos prejuízos, incluindo número de árvores destruídas, metros de mangueiras ou vedações ardidas, etc.

Sublinhamos que as regras inerentes às candidaturas foram impostas pelo Ministério da Agricultura, merecendo discordância desta Câmara Municipal, que entende que este tipo de indemnizações deveriam ser mais simples e diretas e menos burocráticas e limitativas, tendo destas pretensões informado o Governo”, lê-se no comunicado.