Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Vila de Rei: Está aí o novo azeite “D`EL REY”

21/12/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila de Rei tem um novo azeite, com 90% de azeitona galega, 0,5 % de acidez e, brevemente, disponível ao público com chancela - produto “D`EL REY”.

O anúncio oficial surgiu hoje, na reunião de Câmara, onde foram aprovados os preços a atribuir às garrafas que vão ficar disponíveis para venda.

Numa primeira fase, vai ser possível encontrar o novo produto nos Quintais das Praças do Pinhal, na Loja de Produtos Endógenos de Vila de Rei e na Loja do Intendente, em Lisboa, onde a Associação Pinhal Maior está representada com os produtos da região.

Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal, explicou que a iniciativa surgiu devido ao facto dos produtores de azeite, que são utilizadores do Lagar Municipal, terem sempre produto excedente, após cada campanha. Assim, através do azeite excedente que resulta de vários produtores de Vila de Rei, mas não só, o Município consegue ter um azeite próprio.

Reunião de Câmara de hoje

Para além disso, o autarca referiu à Antena Livre que o surgimento deste azeite é um incentivo para “haja uma mudança de paradigma do pinhal no concelho”. Porque “em vez de termos só pinhal e eucalipto, temos oliveira. Neste caso, oliveiras para a transformação de azeitona em azeite”. 

“É uma aposta ganha”, afirmou entusiasmado Ricardo Aires, dando conta que hoje foi com grande alegria que o executivo municipal começou a escoar as primeiras garrafas.

O autarca recordou que um dos grandes objetivos do Município com a construção do lagar, era estimular os vilarregenses a fazerem a manutenção dos seus olivais, “o que se verificado, com a aposta na plantação de oliveiras e de medronheiros”.

Por último, o presidente avançou que o próximo passo será cativar os restaurantes e o comércio local a acolher o azeite “D`EL REY” para que o mesmo chegue, mais rapidamente, às mesas dos vilarregenses e dos cidadãos desta região.

O custo da garrafa de 250 ml é de 1,75 euros. Já a garrafa de 500 ml tem um custo de 3,10 euros.