Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Vila de Rei: Autarquia e Associação Terra de Santos aplicam novas medidas de proteção da floresta

21/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Água Formosa

O Município de Vila de Rei e a Associação Terra de Santos – Associação de Defesa e Promoção da Terra, das Gentes e do Património assinaram recentemente um protocolo de colaboração no sentido de implementar, na Aldeia do Xisto de Água Formosa, uma série de medidas de proteção e valorização da floresta e do ambiente.

O protocolo surge na sequência de uma candidatura apresentada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto ao Programa Valorizar, que vai assim implicar a colaboração entre o Município de Vila de Rei e a Associação Terra de Santos no âmbito do investimento para a “Regeneração Agroflorestal Multifuncional e Estabelecimento de Zonas de Proteção a Aldeias Pioneiras”.

De acordo com o Protocolo assinado, a Associação Terra de Santos compromete-se, entre outras medidas, a elaborar um plano de reflorestação e valorização ecológica, organizar ações de voluntariado e de sensibilização ambiental, preparação e limpeza de terrenos, adaptação de caminhos e construção de aceiros e aquisição, plantação e replantação de árvores.

No mesmo sentido, o Município de Vila de Rei irá implementar o projeto “Casa da Horta”, no âmbito de valorização turística da Aldeia e do próprio Concelho, bem como um conjunto de infraestruturas de apoio à Aldeia em situação de incêndio florestal.

O presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, refere que “depois dos incêndios de 2017, que assolaram também a aldeia de Água Formosa, é essencial aplicar todas as medidas possíveis para evitar novas catástrofes semelhantes. Este protocolo vem permitir uma maior proteção e valorização da floresta, cuja importância a nível ambiental, turístico e económico no Concelho é inegável.”

A implementação destes projetos vai implicar um investimento do Município de 40.465,22€ e de 32.400,00€ por parte da Associação Terra de Santos.