Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Vila de Rei assinala o seu feriado municipal exaltando as suas gentes

19/09/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila de Rei dedicou o seu feriado municipal aos vilarregenses. Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de setembro, no Auditório Municipal, foram muitos os homenageados e muitos aqueles que receberam os diversos apoios prestados pelo Município.

Após os discursos de Paulo Brito, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, e de Ricardo Aires, presidente da Câmara, deu-se início à entrega de apoios ao nascimento, ao casamento, à fixação no concelho e ao mérito escolar. Apoios que totalizam um investimento de meio milhão de euros. No entanto, o Município não ficou por aqui, e após o tradicional Almoço Comunitário, no Parque de Feiras, foi entregue a cada munícipe um medronheiro de incentivo à reflorestação no concelho.

No seu discurso, Ricardo Aires falou de uma política centrada nas pessoas e na “coesão social” e justificou esta opção: “Procuramos construir oportunidades porque não é justo que os vilarregenses tenham de abandonar a sua terra para encontrar emprego. Apostamos, pois, em políticas para tornar o concelho cada vez mais atrativo para o investimento de modo a que aqui encontrem condições para viver com dignidade, para estudar, para trabalhar e para envelhecer”.

Na área da Educação, Ricardo Aires explicou que a Câmara tem procurado “estimular e apoiar os jovens no seu percurso escolar”, concedendo “seis bolsas de estudo e duas de mérito a alunos que frequentam o ensino superior bem como entregando bolsas de mérito no percurso escolar.

Na sua intervenção, o presidente lembrou que “os apoios ao nascimento, casamento e constituição de agregados familiares foi uma medida inovadora” no concelho vilarregense.

Ricardo Aires falou de uma política centrada nas pessoas e na “coesão social”

Por último, Ricardo Aires fez referência ao conjunto de obras que estão a decorrer no concelho tais como: o alargamento da Zona Industrial do Souto, a construção do Parque da Ribeira da Vila, “proporcionando aos educadores e professores um espaço para uma maior educação dinâmica”, a construção de um passadiço no Penedo Furado, que irá ligar a zona balnear às cascatas, a reabilitação e obras nas ETAR`s que totalizam um investimento de cerca de 2 ME, entre outras intervenções.

Por sua vez, Paulo Brito, presidente da Assembleia Municipal, vincou que Vila de Rei “é um concelho extraordinário para se poder viver” e explicou porquê, referindo-se às condições “absolutamente extraordinárias” que os estudantes do concelho dispõem e aos diferentes apoios municipais que existem para o incremento de mais emprego e mais empreendedorismo.

Individualidades presentes no momento do içar das bandeiras

 

As celebrações do dia do concelho iniciaram com o içar das bandeiras e a atuação do Grupo de Cantares “A Bela Serrana”.

Este ano, o Município apoiou 9 nascimentos, 6 casamentos, apoiou a fixação de 3 agregados familiares no concelho e ainda entregou mais 3 apoios pelo casamento ou constituição da união de facto e nascimento. No que diz respeito à área da educação, foram entregues 6 bolsas de estudo, 2 de mérito e 12 pelo percurso escolar.

Ricardo Aires, Paulo Brito e o Padre João Coelho entregaram os apoios

 

A cerimónia ficou ainda marcada pela homenagem aos seis funcionários da Câmara Municipal pelos seus 25 anos de serviço e pela entrega da medalha de ouro municipal a Alberto da Silva Barata como agradecimento de uma vida dedicada ao concelho.

A medalha de mérito municipal - grau prata - foi também entregue às coletividades do concelho, entre as quais o Clube Cultural Desportivo e Recreativo da Fundada, Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Brejo Fundeiro, Associação Caça e Pesca do Centro de Portugal; Liga Cultural Amigos do Vilar do Ruivo, Associação Cultural Desportiva e Recreativa Vale da Urra, Cooperativa de Produtores de Mel de Vila de Rei, Associação Desportiva e Recreativa Cultural Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoral e Associação União Desportiva e Cultural Lousanense.

Vila de Rei comemorou hoje os seus 733 anos de Foral atribuídos por D. Dinis, que ergueu Vila de Rei a concelho.

 

*Reportagem radiofónica para ouvir na Antena Livre esta quinta-feira, ao 12h00