Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Concelhos

Vila de Rei: Assembleia Municipal aprova Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas

2/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou por unanimidade, na sua reunião ordinária de 27 de fevereiro, a adoção de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas com vista a promover, em todo o território do concelho, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o município na linha da frente a nível nacional, no que a estas matérias diz respeito.
 
A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila de Rei é, desta forma, o primeiro instrumento definidor de grandes linhas orientadoras, de médio e longo prazo, do Município de Vila de Rei para responder às problemáticas causadas pelas alterações climáticas.
 
As projeções climáticas para o município de Vila de Rei apontam, entre outras alterações, uma potencial diminuição da precipitação total anual e um potencial aumento das temperaturas, em particular das máximas no outono e verão, intensificando a ocorrência de verões mais quentes e secos. É projetado, ainda, um aumento da frequência de ondas de calor e de eventos de precipitação intensa ou muito intensa.
 
Defende o Município que estas alterações poderão implicar um conjunto de impactos sobre o território municipal, bem como sobre os sistemas naturais e humanos que o compõem: "Mesmo na presença de respostas fundamentadas na adaptação planeada aos cenários climáticos futuros, existirão sempre riscos climáticos que irão afetar o município em múltiplos aspetos ambientais, sociais e económicos", diz a autarquia em comunicado que admite a necessidade de analisar, desenvolver e implementar um conjunto de opções de adaptação que permitam ao município estarmelhor equipado para lidar com os potenciais impactos das alterações climáticas, bem como tomar partido de potenciais oportunidades.
 
A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Vila de Rei prevê, a médio e longo prazo, um conjunto de ações como a promoção do ordenamento florestal e a sua gestão, promoção do aumento da resistência e resiliência das áreas florestais aos fogos, reutilização de águas tratadas de estações de tratamento de águas residuais para regas, promoção e divulgação de técnicas inovadoras e boas práticas comportamentais e tecnológicas que garantam a melhor eficiência energética e/ou hídrica em edifícios, entre outras.
 
Para Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, “as alterações climáticas constituem uma das nossas maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que a nossa sociedade irá enfrentar. Com a definição desta Estratégia, é nosso objetivo anteciparmos os fenómenos associados e desencadearmos as ações de adaptação adequadas, com vista a salvaguardar a proteção do ambiente, das pessoas e dos bens. Bem como assumir um forte compromisso para integrar as opções de adaptação nos nossos instrumentos de gestão territorial.”
 
A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Vila de Rei estará brevemente disponível para consulta no site do Município.