Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Três empresas de cultivo de canábis com pré-licença do Infarmed para se instalarem em Mação

28/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

Em novembro do ano passado chegou a notícia de que uma empresa canadiana de cultivo e embalamento de canábis para fins medicinais poderia estar a caminho de Mação, perto da zona industrial de Ortiga.

Na altura, Vasco Estrela adiantou que havia também, pelo menos, mais duas empresas interessadas em avançar com projetos nesta área e que decorriam conversações com as autoridades competentes, nomeadamente com o Infarmed (recorde aqui).

Agora, na reunião do executivo municipal de 27 de maio, o autarca deu a boa nova: dos vários contactos estabelecidos resultaram “pré-licenças para a instalação dessas empresas, de três delas” no concelho.

Na prática, estas licenças agora obtidas pelas empresas são essenciais “para depois se poder iniciar a construção das infraestruturas necessárias”, conforme explicou o presidente do Município de Mação aos jornalistas:

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Agora, estas empresas têm seis meses “para concretizar esses investimentos, ou parte desses investimentos”, e depois de tudo estar construído falta “a licença final, para poderem começar a laborar”.

Vasco Estrela espera que esta crise causada pela Covid-19 “não iniba estes investimentos – supomos que não, pelo menos não temos essa indicação”, reitera, sublinhando a importância de a Câmara continuar a dar o acompanhamento necessário para que esta atração de investimento feito “se concretize de facto”.

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Quanto às empresas em si e a todo o processo envolvido, o responsável da autarquia maçaense explica que com duas delas foram criadas condições “de uma forma muito efetiva” por parte do Município, tendo a terceira corrido “em paralelo, não com tanta proximidade por parte da Câmara, mas a génese veio do mesmo sítio”.

Todas elas são na área do “cultivo, armazenamento, embalamento e exportação”, esclarece o autarca, que dá conta das zonas onde estas empresas se pretendem instalar:

Vasco Estrela, presidente CM Mação

“Aquilo que agora nós desejamos é que efetivamente estes investimentos se concretizem”, afirma Vasco Estrela que relembra que estes são investimentos de “alguns milhões de euros geradores também de umas dezenas de postos de trabalho”.

Ana Rita Cristóvão