Sertã: “Véu” inaugurado a 31 de julho

2020-07-13

O Parque da Carvalha, na Sertã, viu recentemente ser concluída a instalação de uma das obras do Roteiro de Obras de Arte na Paisagem integrante do “Cortiçada Art Fest”. Instalado no açude sobre a Ribeira da Sertã, a jusante da Ponte Filipina, o “Véu” é uma estrutura metálica definida por dois pórticos que suportam uma sequência ondulada de seis chapas espelhadas moldadas. Elaborada pelo escritório de arquitetura MAG – Marques de Aguiar, “a sequência destas superfícies espelhadas evidencia e multiplica os reflexos e as relações entre a ribeira, o jardim e a paisagem rural”, assemelhando-se ao véu de uma princesa.

A inauguração decorrerá sem a presença de público, sendo transmitida em streaming nas diversas plataformas do Município, no dia 31 de julho, às 21 horas. Segue-se, a partir das 21h30m, o concerto do pianista sertaginense Marco Figueiredo em direto nas plataformas digitais do Município.

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, este tipo de iniciativas “são louváveis e decisivas para a diferenciação deste território, contribuindo para a afirmação da região, enquanto importante polo cultural do centro do país”.

Recorde-se que o Roteiro de Obras de Arte na Paisagem, para além do “Véu” na Sertã, contempla também as obras “Moon Gate” em Oleiros e “Farol dos Ventos” em Proença-a-Nova. Integrado no Cortiçada Art Fest, Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, trata-se de uma iniciativa promovida pelos três municípios (Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova) em colaboração com o MAG e com o financiamento da DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território”. Pode acompanhar todas as novidades do projeto em https://www.corticadaartfest.pt/ e em www.facebook.com/corticadaartfest.