Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Sertã

Sertã inicia trabalhos na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível

3/02/2021 às 17:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os trabalhos de silvicultura preventiva de manutenção do troço da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) do concelho da Sertã, inscrita no Plano Distrital e Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, terão início a 11 de fevereiro. Os trabalhos realizar-se-ão nas localidades de Beirão e Fontainhas, na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, numa intervenção que se estende por 20 hectares e coincide com a Rede Secundária (EM538).

A implementação da faixa de gestão de combustível, definida no mínimo com 125m de largura (62,5m para cada lado do traçado da Rede Primária) tem como objetivo diminuir a área percorrida por incêndios florestais, através de condições favoráveis e de segurança para o combate dos meios de supressão. Os trabalhos a realizar incluem a limpeza motomanual ou mecânica (quando possível) dos extratos arbustivos ou subarbustivos, a redução da densidade do arvoredo, garantindo um distanciamento entre copas, e a desramação no terço inferior das copas das árvores, quando necessário.

A Câmara Municipal da Sertã apela à compreensão, colaboração e empenho de todos nesta ação cujo objetivo é defender o principal recurso natural do concelho, a Floresta, assim como o investimento dos produtores florestais. As intervenções serão realizadas pelos Sapadores Florestais da APROFLORA (Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal) e decorrerão em terrenos privados.

Refira-se que o material lenhoso (com valor comercial) resultante das operações de desbaste é pertença dos legítimos proprietários, produtores florestais, arrendatários e usufrutuários. A madeira será cortada a 2,50m e empilhada no local sendo, no entanto, da responsabilidade destes a sua remoção dos locais de intervenção num prazo de 15 dias úteis. Os demais materiais (sobrantes sem valor comercial) serão retirados, triturados, queimados ou incorporados no solo.