Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Concelhos

Um verão por descobrir em Sardoal

3/08/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Moinhos de Entrevinhas são um local de interesse no concelho – Foto Paulo Sousa

Mesmo no centro do Ribatejo, de data de nascimento incerta, com foral atribuído datado de 1313, limitado pelos municípios de Abrantes, Vila de Rei e Mação, situa-se o concelho do Sardoal, com apenas cerca de 92.2 Km2.

A sua situação geográfica, torna-o um local privilegiado.

De acesso fácil, próximo dos grandes centros citadinos, é possuidor de uma variada e inolvidável gama de motivos para ser visitado.

É, sem dúvida, local de encontro por excelência, para umas férias completas e com aventura.

Possuidor de um património cultural invejável, natureza paisagística consagrada, gastronomia, artesanato e vinhos.

Os seus visitantes são confrontados com um vasto património cultural e histórico resultante da sua idade.

Mas não é só isso, nem a fabulosa gastronomia regional e os vinhos não menos apetecíveis, nem as praias fluviais, há também outras razões, não há muito tempo criadas, que nos levam e nos mostram todas as belezas naturais ou edificadas que esta vila possui.

Para conhecer todos os recantos e encantos, nada melhor que seguir o percurso devidamente delineado e assinalado, de qualquer um dos trajectos pedestres, demarcados pela Câmara Municipal e nos transportam concelho adentro.

Todas as rotas têm uma história, uma lenda, mostram a beleza idílica da natureza, a história cultural deste concelho e, se as percorrermos, inadvertidamente fazemos uma visita, aos recônditos e partes mais belas do município.

Cada senda, tem seu encanto e seu conto.

São inúmeras as lendas que nos contam. Lendas de vida e da peste, como a dos Barbilongos, de bruxas e de feitiços, de mouras encantadas que surgem nas noites de luar, com cintos a cintilar enquanto lavam a sua roupa.

São sete as rotas, que poderá percorrer, e, em simultâneo, beneficiar o seu bem-estar a nível de saúde, de conhecimento, de deleite panorâmico e não só “Na Rota do Javali; Trilho do Pastor; Via Romana; Caminho da Moura; Trilho do Pastor; Do Pão ao Vinho; Via Romana; Caminho da Moura Encantada; Calcorrear dos Resineiros e SRD/VLR Grande Rota da Prata e do Ouro”, tudo pode imaginar e recuar em tempos idos.

Esta última, efectua uma interligação entre os concelhos do Sardoal e de Vila de Rei, não deixando de ser muito procurada face ao fóssil da “Bicha Pintada”, mas não podemos esquecer as barragens da Lapa e Rosamana, nem os Moinhos de Entrevinhas, nem as fontes, esculturas, igrejas e capelas, pois todas têm apreço e um enquadramento à respectiva zona.

 Ao fazer estas caminhadas, enquanto pode saborear ar puro e a natureza límpida, certamente que irá apreciar e valorizar a parte histórica e cultural, fontes e pontes romanas, calçadas medievais, trilhos usados nas invasões francesas, restos de fósseis, esculturas e toda uma panóplia que certamente apreciará e jamais esquecerá.

Por tudo isto, certamente que Sardoal, é um local de eleição para passar uns dias de férias, um fim-de-semana que seja, e procurar um local do seu agrado, pois certamente, ficará satisfeito com esta visita.

Sérgio Figueiredo

Estagiário do curso de Comunicação Social, ESTA