Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Todos os utentes e funcionários da Misericórdia serão testados amanhã (ATUALIZADA C/ ÁUDIO)

29/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Seis funcionárias da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal acusaram positivo no teste ao coronavírus e uma sétima teve um teste inconclusivo.
De acordo com o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, os casos resultam dos testes que estão a ser feitos no âmbito da segunda fase de realização de testes de diagnóstico ao SARS-CoV-2 nas instituições particulares de solidariedade social.
Miguel Borges confirmou à Antena Livre que teve conhecimento dos casos ontem à noite e que de imediato acionou todos os mecanismos concelhios.
Entretanto, na tarde desta quinta-feira, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Sardoal reuniu de urgência e emitiu um comunicado onde afirma que “acompanha com preocupação a evolução da situação pandémica no nosso concelho, na sequência dos resultados positivos para COVID-19 em alguns trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal”.
Confirmam ainda que todos os trabalhadores e utentes da Instituição serão testados, durante o dia de amanhã, “sendo assim possível avaliar a dimensão deste problema que, direta ou indiretamente, nos toca a todos”.
Os casos positivos estão a ser acompanhados, assim como as possíveis redes de contágio, pela Unidade de Saúde Pública e pela Unidade de Saúde Familiar do concelho.
Na reunião foi manifestada “especial preocupação do impacto em ambiente escolar, provocando alguma instabilidade no normal funcionamento do Agrupamento de Escolas, tendo sido já tomadas algumas medidas preventivas, conforme orientações da Unidade de Saúde Pública”.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Sardoal apela “à serenidade de todos, considerando o contexto, e ao rigoroso cumprimento das normas emanadas pela Direção Geral de Saúde – uso de máscara, distanciamento social, desinfeção das mãos e etiqueta respiratória”.
A Comissão é composta pelos representantes da Unidade de Saúde Pública, Unidade de Saúde Familiar, GNR, Instituto de Segurança Social, Associação de Assistência e Domiciliária de Alcaravela, Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, Bombeiros Municipais, Centro Hospitalar do Médio Tejo, pela diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, coordenador Municipal de Proteção Civil, presidentes de Junta de Freguesia sendo presidida pelo presidente da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges, confirmou os casos positivos e apela à calma e à serenidade da população.

A Santa Casa da Misericórdia de Sardoal conta, entre utentes e funcionários da instituição, com cerca de 160 pessoas.