Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal: Requalificação avança no Campo de Jogos de Alcaravela

10/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Campo de Jogos de Alcaravela está a ser alvo de obras de requalificação. Trata-se de uma candidatura feita ao IPDJ, que comparticipa metade da obra, sendo o restante assegurado pelo Município e Junta de Freguesia.

O vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal de Sardoal, Pedro Rosa, explicou que as obras surgem na sequência “de uma candidatura que foi efetuada pelo Grupo Desportivo de Alcaravela ao IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do programa PRID, para a Reabilitação de Instalações Desportivas”.

A candidatura efetuada pelo Clube, foi em parceria com o Município de Sardoal e com a Junta de Freguesia de Alcaravela.

No campo, estão a ser requalificados os balneários, “que já não tinham as condições desejadas para a dignidade que também é exigida aos atletas” e também a requalificação das acessibilidades, ou seja, “o espaço exterior de acesso aos balneários e às zonas das bancadas”.

Segundo Pedro Rosa, “essencialmente, é criar condições para que aquele espaço tenha a dignidade que merece e que a prática desportiva também saia beneficiada”.

O investimento é de cerca de 22 mil euros, sendo que “o Município comparticipa com 5 mil euros, o IPDJ com sensivelmente 50% do montante e a Junta de Freguesia de Alcaravela com outros 5 mil euros”.

O Campo de Jogos de Alcaravela é propriedade da Junta de Freguesia, “mas, neste momento, está cedido ao Grupo Desportivo através de um contrato de comodato”.

O Grupo Desportivo Alcaravela garantiu a passagem aos quartos-de-final da Série 1 do campeonato do Inatel. Na reunião do Executivo, realizada esta quarta-feira, 9 de abril, o vereador socialista Pedro Duque, congratulou-se com “os bons resultados desportivos” obtidos pelo Clube nesta época desportiva, culminando agora com a participação nesta fase final.

Não é só a constatação do empenho de todos os atletas, dirigentes e apoiantes envolvidos, como também o reconhecimento da função social daquela atividade. Juntando aqui aos resultados desportivos, é sempre possível realçar a componente social e cívica que aqui foi evidente”. O vereador referia-se ao facto do Clube ter conseguido a melhor pontuação na disciplina, entre os clubes participantes. Pedro Duque disse que “é muito interessante constatar a movimentação, o empenho e a envolvência que está a ser ali atingida”.

Referindo-se ainda às obras no campo, Pedro Duque falou de “uma melhoria significativa que vem fazer jus ao empenho que tem vindo a ser levado a cabo por aquelas gentes”.

Também o presidente da Câmara se congratulou com os bons resultados desportivos obtidos pelo Grupo Desportivo de Alcaravela. “Nós ficamos sempre muito satisfeitos quando as pessoas da terra têm sucesso, seja no âmbito desportivo ou noutras áreas. O Grupo Desportivo de Alcaravela ultrapassou mais um degrau daquilo que eram os seus objetivos mas vamos aguardar pelo fim para fazermos um balanço de toda esta atividade desportiva”.

Miguel Borges lembrou que também a equipa dos “os Infantis B dos Lagartos de Sardoal foram campeões na sua série”.

Quanto à equipa do Grupo Desportivo de Alcaravela, ditou o sorteio que irá disputar este domingo, em casa, os quartos-de-final frente à equipa do Figueirense.