Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Projeto Capela 2017 já tem vencedor

1/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Espaço Cá da Terra, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, acolheu esta sexta-feira a inauguração da exposição “Projeto Capela 2017” e o anúncio dos melhores classificados deste ano.

Beatriz Serras tem 10 anos, foi a grande vencedora do Projeto Capela 2017 e promete que, no próximo ano, “vai continuar a participar”, mesmo que não ganhe, porque se vai “divertir muito” na execução do tapete de flores que vai recriar o desenho por si elaborado.

Realizada pelo quarto ano consecutivo, a mostra agora inaugurada, resulta num conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho, alusivos aos tapetes de flores da Semana Santa. De entre os 53 trabalhos selecionados para a exposição, foi o de Beatriz Serras a ser escolhido para ser executado no chão da Capela do Senhor dos Remédios, “gentilmente cedida pela Santa Casa da Misericórdia”.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal lembrou que “enfeitar as capelas é uma das tradições mais antigas que temos no nosso concelho” e que “este é um projeto de uma ligação estreita entre a comunidade no seu todo e a comunidade educativa. Fico particularmente feliz” pelo projeto ter perdurado ao longo dos anos.

“Esta é uma forma de conseguir transmitir as tradições às gerações mais novas”, afirmou o autarca.

Ana Paula Sardinha, diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, referiu que esta é a “4ª edição do Projeto Capela, nestes moldes, e que resulta mais uma vez do trabalho articulado entre o Município de Sardoal e o Agrupamento de Escolas”.

A diretora explicou que “este projeto é planificado logo no início do ano letivo e é muito acarinhado pelo nosso Agrupamento e deixa-nos cheios de honra e orgulho. Orgulho porque permite desenvolver competências cognitivas, criativas e a sensibilidade artística dos nossos alunos. Honra porque nos permite continuar a perpetuar e a participar nesta fantástica tradição do concelho de Sardoal, que neste momento é reconhecida em todo o país e que atrai inúmeros visitantes ao concelho nesta Semana Santa”. 

Ana Paula Sardinha adiantou ainda que o projeto vencedor irá ser executado nos dias 10 e 11 de abril e deixou o convite para que a comunidade se associe a esta iniciativa.

Todos os trabalhos podem ser vistos no Espaço Cá da Terra, em Sardoal, até dia 30 de abril.

O Projeto Capela é enquadrado pelo Agrupamento de Escolas de Sardoal e tem o objetivo de estimular a criatividade e sensibilizar para a importância de se manterem as tradições no Concelho, envolvendo os alunos na Semana Santa.