Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Sardoal: Piscinas entram em obras a 1 de setembro

23/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O anuncio foi feito em reunião do executivo pela voz do presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, a piscina municipal vai fechar a época mais cedo, a 1 de setembro, para entrar em obras de requalificação.

Trata-se de uma candidatura efetuada pela autarquia a um programa de apoio, exclusivamente, com fundos nacionais e que prevê obras no valor de 314 mil euros com um investimento de 100 mil euros por parte da Câmara de Sardoal. Mas como têm um prazo de execução físico e financeiro limitado a seis meses, a piscina vai, este ano, ter de encerrar mais cedo para que a intervenção esteja concluída em Abril. Aliás, segundo o autarca, o prazo é mesmo muito apertado.

Miguel Borges explicou que a intervenção visa a eficiência energética, de bom uso dos recursos hídricos. “Há perdas de água do tanque, vai haver mudança de equipamento de filtragem e até os balneários serão alvo de requalificação”.

Ainda na reunião do executivo o presidente deu as informações ao executivo sobre a empresa que comprou as instalações da Sarplás e que vai começar a laborar em outubro devendo criar cerca de 50 postos de trabalho. Sobre este assunto os vereadores da oposição também se congratularam com a notícia de deram toda a abertura para colaboração no que for necessário para que a autarquia possa ajudar, dentro da legalidade, os empresários.

O vereador Pedro Rosa destacou as Jornadas do Associativismo, sob o mote “inovação”, que permitiram avaliar o grande dinamismo das associações, tendo informado ainda que foram assinados protocolos entre a autarquia e as coletividades do concelho.

O vereador informou também que o concelho vai ter, novamente este ano, o programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, o qual vai acontecer entre 1 de julho e 9 de Agosto. Pedro Rosa deixou informação mais precisa sobre o programa que permitirá que 20 jovens possam fazer vigilância da floresta no posto fixo de Santiago de Montalegre, vigilância móvel de bicicleta e informação à população. Estes jovens terão uma comparticipação diária do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O vereador socialista Pedro Duque questionou o presidente sobre o estado do processo de revisão do Plano Diretor Municipal, ao que Miguel Borges respondeu estar no início e terá de estar de acordo com outros planos nacionais, mas que chegará o momento em que todos vão olhar e poder pronunciar-se sobre o documento.

Já Carlos Duarte perguntou ao presidente em que pé está a empresa intermunicipal de Ambiente. Miguel Borges anunciou a criação oficial por escritura para o dia 1 de Julho e que está a correr os processos de seleção de pessoal técnico e que as primeiras reuniões com o gestor acontecerão muito brevemente.

O executivo municipal de Sardoal aprovou por unanimidade os nomes das conselheiras para a “Igualdade e a Não Descriminação” assim como o respetivo protocolo com a Secretaria de Estado da Igualdade. Assim as conselheiras para a Igualdade serão duas: Maria Aida Batista (conselheira externa) e Sandra Esteves (conselheira Interna).

Foi ainda aprovado o regulamento do mercado municipal que terá se integrar o projeto de requalificação do edifício e a fixação do preço de 0,05 euros o m2 para a venda de um lote de terreno no parque industrial que foi alvo de reversão e volta agora a poder ser vendido.

 

Noticia relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/sardoal-antigas-instalacoes-da-sarplas-adquiridas-pela-empresa-buijnkink-internacional/