Pesquisar notícia
segunda,
26 jul 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Piscina requalificada abre ao público este sábado (C/ÁUDIO e FOTOS)

1/07/2021 às 16:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi uma cerimónia simples, em tempos de pandemia, mas que representa muito para a vila e o concelho de Sardoal que a partir de sábado terá, novamente, a piscina de ar livre a funcionar. A abertura ao público acontecerá com o cumprimento de regras dos equipamentos públicos, ou seja com metade da lotação dos espaços, quer seja do tanque quer seja do espaço de estar.

Mas esta abertura vai acontecer depois de uma intervenção para requalificação de um equipamento público com cerca de 30 anos e que, para além da requalificação do espaço público, necessitava de uma ampla intervenção nos sistemas de água. Havia muita perda de água era preciso resolver essa questão garantido uma maior sustentabilidade ambiental.

E, de acordo com Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal, quando se começou a mexer nas tubagens e canalizações começaram a surgir problemas que não estavam alocados à empreitada. “Só quando começamos a desenterrar o que está ‘escondido’ é que percebemos que a intervenção teria de ser mais abrangente”, explicou o presidente da Câmara que garante que o espaço cumpre agora com todas as exigências necessárias. E, acrescentou, que é um espaço que faz muita falta ao Sardoal para fruição dos tempos livres, embora tenha salientado a necessidade imperiosa de todos termos de assumir as responsabilidades pelo cumprimento das normas de mitigação da pandemia.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

A inauguração das obras de requalificação da piscina municipal contou com a presença do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho. O governante chegou ao edifício dos Paços do Concelho, onde aconteceu a receção e onde Miguel Borges destacou o investimento de 411 mil euros na obra, que contou com a comparticipação de 180 mil euros do programa de Beneficiação de Espaços Municipais. Este foi um programa que teve um prazo muito curto para apresentação de candidaturas. E a de Sardoal, cujo projeto estava feito, foi apresentada e ficou em terceiro lugar, dando luar ao financiamento. Este facto levou o secretário de Estado a referir que os bons projetos são sempre financiados.

Miguel Borges aproveitou a presença do secretário de Estado que tem a pasta da descentralização para dizer que o seu Município aceitou todas as competências, mesmo das praias e portos que não tem [com risos] porque entende que um euro gasto pelo poder local tem mais amplitude de resultados do que vindo diretamente do poder central.

Sobre o facto de Sardoal ser concelho do interior, o autarca referiu o que vem dizendo que é um interior que fica a uma hora da praia ou a pouco mais de uma hora do aeroporto. E ressalvou que a distância medida em tempo é a que mais conta nos nossos dias, frisando que este interior tem equipamentos, oferta e “tempo para podermos usufruir deles”.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

Jorge Botelho, que foi presidente da Câmara Municipal de Tavira, na resposta à descentralização disse que é a hora de os autarcas poderem mostrar que esse investimento tem muito mais resultados. E explicou, ao dizer que no imediato pode não ser assim, mas a médio e longo prazo é isso que vai acontecer. Porque a proximidade dos problemas permite a intervenção rápida nos mesmos ao invés do poder central que é muito mais pesado. E referiu que não fala por falar, porque disse ter feito este exercício prático nos dez anos em que foi presidente de Câmara, em Tavira.

Depois referiu-se ao interior, destacando que hoje há muito mais facilidade de captar pessoas e empresas porque o trabalho que os autarcas foram desenvolvendo foi criando essas condições. E indicou, por exemplo, a oportunidade do turismo e apontou à Rota da Estrada Nacional 2, que disse querer fazer ainda este verão.

Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local

A reabilitação da Piscina Municipal decorreu no âmbito de uma candidatura ao programa BEM lançado pelo Governo em junho de 2018, destinado à valorização de infraestruturas e equipamentos dos municípios do interior, tendo tido um investimento total de 411 mil euros, com um financiamento de 180 mil euros. De referir que a Piscina Municipal de Sardoal tem todas as condições de segurança para os utilizadores incluindo um posto médico onde os dois nadadores-salvadores têm até um desfibrilhador, equipamento que esperam nunca utilizar.

A abertura ao público da Piscina Municipal está marcada para sábado, dia 3 de julho, com as normas de segurança de ocupação de apenas 50% da sua lotação.