Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Município quer intervir no abastecimento e repavimentar Santiago de Montalegre

16/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Sardoal aprovou na quarta-feira, por unanimidade, a abertura do procedimento para a contratação de um empréstimo para levar por diante a empreitada de abastecimento de água e pavimentação na freguesia de Santiago de Montalegre.

Miguel Borges, presidente da Câmara, referiu que o empréstimo, de mais de 600 mil euros, é possível devido à capacidade de endividamento do Município e porque a obra não conta com qualquer tipo de apoio comunitário.

Até determinada altura haviam fundos comunitários para execução deste tipo de obras. Contudo, nós já não apanhámos esta fase dos fundos comunitários para o ciclo urbano da água e para a mobilidade territorial. E como tal, havendo necessidade de se fazer a obra, estamos a dar continuidade àquilo que iniciámos num mandato anterior. Recordo que fizemos em Valhascos, Panascos e Casos Novos, agora vamos fazer na freguesia de Santiago de Montalegre”, explicou o autarca.

O presidente salientou que “a ideia” da Câmara Municipal “é continuar” com os trabalhos de pavimentação e abastecimento de água noutros locais do concelho que carecem de intervenção nestes âmbitos.

No que diz respeito à empreitada, Miguel Borges referiu que se trata da colocação de novas redes de água e pavimentação. A colocação “da rede de água, é muito importante, devido à quantidade de ruturas existentes” e devido ao facto “das próprias condutas já serem muito antigas”.

É um esforço financeiro considerável para o Município, considerando que não há apoio comunitário, não há quaisquer tipos de apoios, ou seja, é tudo com o dinheiro do Município. Mas como a nossa gestão financeira permite que tenhamos capacidade de endividamento, e a capacidade de endividamento serve para ser utilizada a bem da nossa população, é isso que vamos fazer”, finalizou.

A contratação do empréstimo será agora submetida à próxima Assembleia Municipal.

Reunião de Câmara desta quarta-feira