Pesquisar notícia
sábado,
25 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Município coloca sinais luminosos de acalmia de trânsito no concelho

5/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São medidas de acalmia de trânsito que têm também como propósito a salvaguarda de peões na via pública, mais especificamente na travessia em passadeiras.

Uma medida há algum tempo pensada pela autarquia que está agora “finalmente” posta em prática, como considerou o presidente do Município de Sardoal.

Miguel Borges deu conta na última reunião do executivo camarário, por videoconferência, de que até ao momento foram instaladas 10 estruturas destas pelo concelho, mas que a intenção é a de continuar a colocação de “por aqueles locais que forem considerados de maior perigosidade”.

Na prática, o autarca explica que estas estruturas são sinais verticais luminosos que “tem um impacto de, quando um peão se aproxima, num raio de 4 metros, aciona o sistema luminoso e dá informação aos veículos que estão a transitar de que há peão para a atravessar, além de identificar a passadeira”.

Os sinais já instalados foram em sítios de maior afluência de peões: em frente ao campo de jogos, em frente à Piscina Municipal, também em frente à escola e ainda na zona de Andreus.

“Todo este trabalho foi feito com indicações técnicas precisas”, referiu Miguel Borges, admitindo e esperando que “se nós nunca tivemos nenhum problema até agora, felizmente, então agora com estes sistemas a probabilidade de eles acontecerem será ainda menor”.