Pesquisar notícia
terça,
28 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Executivo aprova anteprojeto do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Cabeça das Mós

1/03/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O executivo camarário aprovou na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o anteprojeto do Sistema de Drenagem de Águas Residuais (SAR)  de Cabeça das Mós.

A obra, com um custo de 861 mil euros, foi submetida a uma candidatura ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que vai apoiar a empreitada com 85% do investimento.

À margem da reunião de Câmara, Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal, explicou que atualmente, “Cabeça das Mós tem duas estações de tratamento o que vamos fazer é a anulação de uma delas e construir uma nova e depois, o sistema vai ser bombeado de Cabeça das Mós para a nova Estação de Tratamento. De seguida, queremos encerrar a zona norte de Cabeça das Mós com um esgoto e fica praticamente toda a aldeia beneficiada”.

Esta obra, insere-se num conjunto de outras que vão arrancar no concelho e que totalizam 2 milhões de euros. Segundo o presidente está prevista “a reformulação do sistema de adução à localidade de São Simão, a reformulação do sistema de adução à localidade de Valhascos, a remodelação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Panascos e a remodelação e beneficiação da ETAR de Vale das Onegas”.

Sobre a constituição da “Tejo Ambiente – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo E.I.M., S.A.”, que a aguarda parecer do Tribunal de Contas, Miguel Borges explicou que esta candidatura é proposta “já na lógica da nova empresa intermunicipal de gestão de água em baixa, integrada por seis municípios do Médio Tejo. O que valoriza a própria candidatura”.

Miguel Borges com o anteprojeto.