Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal: Em quatro anos, Loja do Cidadão já atendeu quase 20 mil utentes

19/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Loja do Cidadão em Sardoal comemorou esta terça-feira, 18 de fevereiro, quatro anos de existência.

Inaugurada a 18 de fevereiro de 2016, “foi uma luta” na altura entre a Autarquia e o Governo pois pairava a possibilidade de alguns serviços públicos saírem do território, nomeadamente as Finanças.

Passados quatro anos de atividade, o presidente da Câmara Municipal de Sardoal falou de “quatro anos de uma história interessante e de algum risco mas que, passados estes quatro anos, conseguimos fazer uma retrospetiva de tudo o que foi este processo”.

Miguel Borges lembrou que o edifício onde está implementada a Loja do Cidadão era uma antiga panificadora abandonada e, ainda como vice-presidente, tentou saber o preço do imóvel mas “era muito caro”.

“Passados uns anos, já como presidente, aparece uma proposta de venda deste edifício com um valor oito vezes inferior ao que inicialmente tinha sido pedido. Pensámos logo que este era um bom espaço para o Município”, conta o presidente. A oportunidade de criar ali uma Loja do Cidadão surgiu “passado pouco tempo, numa proposta do senhor ministro Poiares Maduro e que nós agarrámos com toda a nossa força. E assim, criámos aqui uma nova centralidade”.

O autarca referiu ainda que, na altura, com a ameaça da saída de alguns serviços públicos do concelho, “não só não deixámos de ter esses serviços como passámos a ter muitos mais serviços públicos”.

A lógica do espaço é a de uma gestão partilhada, “ganhando escala e conseguindo que o investimento público possa ter uma racionalidade também de acordo com aquilo que é a nossa tendência demográfica”.

Miguel Borges afirmou que “aqueles que estão no interior, aqueles que pagam os mesmos impostos que pagam os portugueses de Cascais, Lisboa ou Porto, têm os mesmos direitos de acesso aos serviços públicos de proximidade. (…) E é nesta lógica que temos conseguido enriquecer este espaço”.

O presidente da Câmara de Sardoal referiu depois os números de atendimento na Loja do Cidadão e “no primeiro ano, tivemos 18.242 utilizadores. E estes números são apenas os contabilizados pelo SIGA porque temos outras entidades que não estão no SIGA e, como tal, não é possível saber o número”.

Já no segundo ano, o número de atendimentos subiu para 18.350 e, no terceiro ano, continuou a subir para os 18.582. “Do terceiro para o quarto ano, aumentámos de cerca de mil, cifrando-se em 19.519”, disse.

Miguel Borges voltou a referir que o Sardoal criou “uma nova centralidade, não só para o Sardoal mas também para a região. Temos neste espaço a Autoridade Tributária, Segurança Social, Espaço do Cidadão, o Ponto JA do Instituto da Juventude, o Gabinete de Apoio ao Emigrante, a Associação Comercial, a Associação de Agricultores, a Direção Regional de Agricultura, o Espaço Empreende, o Arquivo Histórico, brevemente vamos ter a Tejo Ambiente” e, a partir desta quinta-feira, 20 de fevereiro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (ver notícia relacionada).

“É algo que não existia há cinco anos atrás. Por isso, reforçámos os serviços públicos nesta lógica da proximidade”, concluiu Miguel Borges que ainda avançou que “a possibilidade de oferta do nosso Espaço Multisserviços e da nossa Loja do Cidadão está quase esgotada”.

Patrícia Seixas

 

Notícia Relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/sardoal-posto-de-atendimento-do-iefp-arranca-quinta-feira-protocolo-ja-foi-assinado/