Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal: Câmara atribui lote para empresa de produção de óleos

15/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Sardoal aprovou ontem, em reunião de câmara, a atribuição de um lote na zona industrial a uma empresa que se destina à produção de óleos para diferentes fins.

O lote, com cerca de 2.500 m2, foi aprovado pela maioria PSD e pelo vereador do PS Carlos Duarte, com a abstenção de Pedro Duque (PS).

Pedro Duque mostrou-se reticente quanto à candidatura da empresa e ao facto da mesma criar apenas um posto de trabalho.

À margem da reunião de Câmara, Miguel Borges explicou que “só uma empresa com características muito reduzidas é que se poderá instalar ali, porque uma empresa que crie mais postos de trabalho não tem espaço naquele lote para ali se instalar”.

O autarca sardoalense avançou que a empresa de produção de óleos para diferentes fins, tendo como origem os produtos provenientes da floresta, pretende estabelecer “alguma ligação com o campo científico”, havendo assim alguma inovação nesta matéria.

Quanto às condições da atribuição do terreno, o presidente referiu que se trata de um valor simbólico de aquisição, em concreto cerca de 150 euros. No entanto, “caso a empresa não labore daqui a um determinado tempo, o lote reverterá para a Câmara Municipal. Há regras claras e bem definidas que permitem a salvaguarda dos interesses do Município”, vincou.

Miguel Borges lembrou que a Câmara Municipal realizou alterações ao regulamento que tutelava a zona industrial, pois o anterior regulamento “não correspondia às necessidades do Município, nomeadamente, porque haviam algumas situações em que os lotes tinham sidos atribuídos, mas nada aconteceu naqueles espaços”.

Neste sentido, “fizemos uma alteração ao regulamento (...) Num dos casos, houve a reversão do lote para o Município. Noutro caso, o lote já era pertença do Município. Há assim dois espaços que estão na nossa posse”, sendo que um foi agora atribuído à nova empresa de produção de óleos. “O outro lote virá brevemente à reunião de Câmara”, rematou Miguel Borges.