Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Sardoal: Câmara aprova Moção de apoio ao Aeroporto em Tancos (COM ÁUDIO)

20/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Sardoal aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a Moção da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo sobre o aeródromo de Tancos.

O presidente da Câmara Municipal deu conhecimento da Moção e leu-a na sessão do Executivo.

Miguel Borges explicou que a posição dos autarcas da Comunidade Intermunicipal “não é contra o aeroporto x, y ou z mas que o Governo considere que a Base Militar de Tancos tem todas as condições para entrar num plano nacional aeroportuário”.

O presidente lembrou que o projeto de Tancos tem “baixos custos e todas as condições favoráveis para que possa ser uma realidade, também pela centralidade que tem”.

Miguel Borges pediu então ao restante Executivo que “a Câmara Municipal se reveja nesta Moção e que também faça dela as nossas palavras porque é bom para a região e para o país mas será, principalmente, um fator de desenvolvimento”.

 Questionado pelo vereador Carlos Duarte, do PS, sobre a possibilidade de tal vir a acontecer, pelo pouco peso que a região possa ter junto do Governo, Miguel Borges não discordou mas disse ainda acreditar no bom senso dos governantes.

Pedro Duque, vereador socialista, também concorda que o tema seja colocado na ordem do dia e relembrou que a primeira pessoa a defender esta solução foi Fernando Moleirinho, antigo presidente da Câmara Municipal de Sardoal. Miguel Borges até disse que, na sua opinião, este processo de Tancos já vai com mais de um ano de atraso.

No final, o presidente da Câmara deu conta dos contras apontados às outras soluções e afirmou que o país anda a perder oportunidades de criar centralidades.

Moção da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo sobre o aeródromo de Tancos foi então aprovada por unanimidade pelo Executivo da Câmara de Sardoal. Irá agora ser discutida e aprovada pela Assembleia Municipal de dia 28 de fevereiro.