Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Assinado protocolo com a APA para reabilitação das ribeiras

10/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Sardoal assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), “cujo objeto é a requalificação das galerias ripícolas, ou seja, as ribeiras que foram afetadas pelo incêndio de 2017”.

São cerca de 91 mil euros “a serem utilizados este ano e só na reabilitação das ribeiras”, como explicou Jorge Gaspar, vice-presidente da Câmara Municipal de Sardoal.

O Governo disponibilizou, através da Agência Portuguesa do Ambiente, “verbas no sentido de reabilitar as galerias ripícolas, que não se reduzem só às ribeiras mas que também incluem cursos de água ou linhas de água mais importantes e às passagens destas por infraestruturas, como caminhos e estradas. Uma vez que ficaram muito danificadas com o efeito dos incêndios do verão de 2017”, acrescentou o autarca.

Este protocolo foi assinado com os concelhos afetados pelos incêndios e esta verba, de 91 mil euros, “tem que ser utilizada exclusivamente naquele território”, que inclui a Ribeira da Saramaga até à Barragem da Lapa e da Barragem da Lapa para baixo, na zona da Ribeira da Arcês.

Pontes, aquedutos e passagens também estarão incluídas na reabilitação “pois muitas delas ficaram danificadas, algumas pelo incêndio e outras pelas chuvas logo após o incêndio”.