Pesquisar notícia
quarta,
29 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: Assembleia Municipal aprova “um dos maiores Orçamentos dos últimos anos”

30/12/2016 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi aprovado por maioria esta quarta-feira, 28 de dezembro, em Assembleia Municipal, as Grandes Opções do Plano e de Orçamento para 2017 para o Município de Sardoal.

Com 15 votos a favor, por parte dos deputados da bancada social-democrata e também do Grupo de Independentes de Sardoal, o ponto mereceu os votos contra dos dois deputados socialistas presentes.

Miguel Borges, o presidente da CM, fez a apresentação das propostas a incluir no Orçamento do próximo ano que será de 9. 866, 771 euros, “um dos maiores Orçamentos dos últimos anos”.

Para as grandes obras a realizar no próximo ano, o autarca destacou “a requalificação do Parque Escolar, o projeto de combate ao abandono ao insucesso escolar, substituição das condutas de abastecimento de água e a repavimentação de Panascos e Valhascos. Em Casos Novos, Entrevinhas, Mogão, Cabeça das Mós e Vale da Amarela está também aqui a nossa vontade de fazer esta obra, principalmente dos pavimentos destes Lugares. Não sei se os vamos conseguir fazer todos mas alguns faremos. Iremos definir as prioridades”.

O presidente destacou ainda “o reforço do sistema de abastecimento de águas em Panascos e Entrevinhas, que é um problema já antigo. Depois também temos ações de eficiência energética na piscina coberta e no bloco habitacional da Tapada da Torre”.

Miguel Borges admitiu que, “na área social vamos continuar a trabalhar na Universidade Sénior de Sardoal, que tem sido um sucesso”, a integração do Município no “programa abem”, da Associação Dignitude, que “cria uma rede solidária do medicamento”.

Já no âmbito do PARU - Plano de Ação para a Regeneração Urbana, “a requalificação da nossa capela de Nossa Senhora do Carmo, com a criação do Centro de Edificação da Semana Santa e Património Religioso, a requalificação do Lagar dos Paulinos e os corredores pedonais na zona histórica”.

Em termos culturais, o presidente comprometeu-se a “continuar com aquilo que temos feito, como é o caso da Rede Eunice, com o Teatro Nacional Dª Maria II, a Companhia Nacional de Bailado, a Apordoc, que vai ser uma novidade” e vai trazer uma semana de vídeo de documentário organizada em parceria com a ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, “e que vai trazer gente de vários pontos da Península Ibérica a Sardoal nesses dias”.

Na vertente desportiva, Miguel Borges avançou com o “Campeonato Nacional de Distância Longa e o 3º Trail Terras do Sardão”.

Orçamento sardoalense para 2017 foi então aprovado com os votos a favor do PSD e GIS e votos contra da bancada socialista.