Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Sardoal: 1º ciclo vai ter espaço de ciência e laboratório

10/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Sardoal, que teve lugar esta quinta-feira, 9 de março, o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Rosa, deu conta dos projetos que aguardam aprovação, e “cuja candidatura venha aprovada”, e que têm a ver com a prioridade de investimento no combate ao insucesso e abandono escolar.

Esta candidatura está a ser feita em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e “para o nosso Agrupamento Escolar, e aquilo que é o compromisso do Município, implica a construção de um espaço de ciência e de um laboratório para o 1º ciclo”.

Miguel Borges, presidente da Autarquia, explicou que o laboratório trará “a experimentação e as novidades científicas adequadas às crianças e jovens do século XXI, para despertar neles esta curiosidade”.

Este projeto será para implementar já no próximo ano letivo “ou seja, não podemos esperar pela construção da nova escola para ter este projeto em andamento”. Como tal, “vamos adaptar as condições que temos neste momento”.

Outro dos projetos a colocar em marcha é o Projeto de Educação pela Arte, “que pretende ir um pouco mais além no que diz respeito ao ensino das artes, nomeadamente das artes performativas ou de palco. Pretendemos introduzir a área da dança e do teatro, logo nas camadas mais jovens”, afirmou Pedro Rosa.

Também no âmbito desta candidatura, e no âmbito do grupo de trabalho para as bibliotecas municipais, “estão previstas um conjunto de ações e que têm a ver com a aquisição de livros, a realização de encontros com escritores, a realização de peças de teatro… tendo em conta aquilo que são as metas curriculares definidas para o 1º ciclo”, adiantou o vereador.

Para Miguel Borges, a Educação pela Arte “é fundamental. Subscrevo inteiramente porque através da música, através da pintura, através da dança e do teatro, consegue-se que as crianças consigam adquirir outro tipo de competências ou que estas artes ajudem a adquirir as competências que a escola lhes transmite e de uma forma lúdica”.

Relativamente ao facto de, na plateia, estar a turma de 4º ano do Agrupamento de Escolas de Sardoal, o vereador Pedro Rosa afirmou que “desde que estou sentado nesta cadeira, acho que nunca vi tanto futuro à nossa frente”.