Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Redes de Comunicação: Da inteligência artificial até ao humor

19/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“O que é a Inteligência Artificial?” Silêncio. Dúvidas. José Brízida, antigo aluno da Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), lançou a questão no auditório onde tantas aulas teve e onde fez parte de equipas que organizaram encontros no âmbito do seu curso.

Esta quinta-feira José Brízida voltou como profissional convidado do evento “Redes de Comunicação”, para falar sobre uma área em que tem vindo a especializar-se: “A Inteligência Virtual no Marketing”. Primeira ideia: praticamente todos nós lidamos diariamente com inteligência artificial e muitos de nós nem nos apercebemos. O corretor ortográfico dos computadores é um dos exemplos mais simples, mas é também de inteligência artificial que falamos quando recebemos sugestões de amizades que nos são feitas pelas redes sociais ou quando nos computadores e telemóveis recebemos propostas para compras online ou séries para vermos.

O antigo aluno desenvolve e analisa as redes sociais de modo a potencializar a comunicação das marcas no ambiente digital e já trabalhou marcas como Netflix, Fairy, Barral, Magnesium-OK, Danone e Primark. Sempre sorridente e disponível para esclarecer qualquer tipo de dúvida, afirmou que a inteligência artificial no Marketing “é uma área do futuro”. Por isso, “nenhum estudante de Comunicação Social e Marketing pode pensar que não vai trabalhar nesta área ou que não precisa destes conhecimentos”.

José Brízida deixou um conselho para os futuros licenciados: curiosidade. “O ser curioso é uma vantagem competitiva de qualquer pessoa e quis-vos deixar curiosos, deixar aqui a sementezinha da curiosidade para irem pesquisar mais”.

Pela tarde foi a vez de Carlota Pina, consultora de comunicação e que trabalha em assessoria de imprensa de diferentes setores. A sua profissão foi o tema central: “Uma comunicação mal feita pode arruinar uma empresa. Pode ter um impacto muito negativo.”

Numa lógica de envolver a restante comunidade académica, a noite de quinta-feira foi dedicada à Licenciatura em Vídeo e Cinema Documental, com a exibição de filmes feitos por alunos deste curso: “Borda D'Água”, de Miguel Canaverde e João Veigas; “Floresta dos Ruídos”, de Isilda Castro; “Massimo”, de João Teles; “O som comanda a vida”, de João Belém e “Sabá”, de Sara Santos. A apresentação foi feita por João Luz, docente do curso, que sublinhou o prazer de ver as obras dos estudantes a crescer até este ponto da apresentação. É um processo sofrido, mas que culmina da melhor forma.

Para este último dia das “Redes de Comunicação”, as propostas são um painel intitulado “Brand You”, com a diretora de Comunicação da Body Shop Portugal, e um workshop sobre Fotografia, com Gabriel Soeiro Mendes, autor do blogue “Uma Foto, uma História”.  O evento termina pelas 21h00, na Cervejaria Aquapolis, com o humor dos “Lay Down Comedy”, que vão imitar figuras bem conhecidas do público.

Joana Jerónimo, aluna de Comunicação Social da ESTA