Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Concelhos

Paulo Tavares reconduzido como diretor do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha para quadriénio 2019-2023

17/07/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Diretor do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha acompanhado pela sua equipa e pelos representantes do Município

Paulo Tavares foi reconduzido como diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha para os próximos quatro anos.

A cerimónia de tomada de posse para o quadriénio 2019-2023 decorreu no dia 15 de julho no auditório da escola sede do Agrupamento - escola D. Maria II, perante a presença do autarca do concelho de Vila Nova da Barquinha, de representantes de Agrupamentos vizinhos e de uma sala cheia para assistir ao momento de recondução.

Auditório da Escola D.Maria II repleto de pessoas para assistir ao momento de tomada de posse

O momento contou com uma viagem pelas escolas do concelho e atividades desenvolvidas no mandato anterior, através de uma apresentação multimédia, bem como com dois momentos de entretenimento (um de poesia e outro musical) protagonizados por alunos e um ex-aluno do Agrupamento.

A primeira a usar da palavra foi Luísa Oliveira, coordenadora do programa PEDIME da CIM do Médio Tejo, que destacou o facto de o auditório estar cheio revelar bem "a escolha que foi feita há quatro anos, pela eleição do Dr Paulo Tavares" e referiu o trabalho que tem sido feito no Agrupamento que "vem trazer a esta comunidade educativa e a toda a comunidade local a grande mais-valia da utilização do saber, do desenvolvimento curricular flexível e contextualizado na componente local, na motivação dos alunos, no perfil do talento dos docentes, que têm tido a capacidade de atribuir a pessoa certa ao lugar certo".

Luísa Oliveira, coordenadora do programa PEDIME da CIM do Médio Tejo

Já a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha, Alexandra Ribeiro, que deu posse ao diretor, destacou a tarefa "difícil, trabalhosa e árdua" que é "colocar os interesses do Agrupamento, de váriasv escolas, docentes, não docentes, encarregados de educação à frente dos nossos como indivíduos/pais/família". Disse, por outro lado, ser "alucinante, aliciante, motivador e desafiante ter nas mãos e pensamentos o sucesso educativo de tantos alunos, assim como a construção do seu futuro".

Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha, Alexandra Ribeiro

Alexandra Ribeiro salientou que "grandes passos já foram dados", tendo sido, diz, Paulo Tavares um dos "agentes e impulsionadores da mudança para que o sucesso educativo mais do que um chavão se converta numa realidade". Temo-lo visto ao longo dos últimos dois anos de projeto piloto, temo-nos apercebido da soma das pequenas mudanças e também das grandes e de fundo, temos visto o nome do Agrupamento citado vezes sem conta pela comunicação social e como exemplo pelo que o seguem a fim de ele retirarem boas práticas a aplicar".

"Temos visto em primeira mão as novas salas e equipamentos inovadores que florescem um pouco por toda a parte neste agrupamento, cada vez mais aberto à comunidade educativa e alargada. Todos reparámos nos últimos tempos num universo de mudanças", concluiu a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, desejando “a continuação de boas obras” para que se possam continuar a construir “os sonhos dos nossos jovens, para continuar a desbravar caminhos nunca tentados, que lhes permitam conquistar um futuro risonho, pleno de sucesso".

Ainda antes do tão aguardado discurso do diretor reconduzido, foi vez de ouvir o presidente do Município de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire que começou por destacar a importância do intercâmbio entre territórios a nível de educação, uma vez que "os projetos são cada vez mais comuns e têm determinados objetivos que é valorizar o nosso público estudantil".

 

Fernando Freire, Presidente de Câmara de Vila Nova da Barquinha

O autarca deu conta de que nos últimos quatro anos muito se debateu para se ter a escola que se tem hoje e que uma das necessidades atuais é a de, por parte do poder político, recompensar o "enorme esforço" feito pelos professores. 

Relativamente ao trabalho a desenvolver a partir de agora, Fernando Freire explicou que " durante o corrente ano irá decorrer a revisão da carta educativa e a aprovação do plano estratégico educativo municipal. Já passaram 10 anos desde a elaboração da primeira carta educativa, já foi há algum tempo. Durante esse período houve uma alteração de comportamento em diversos indicadores que vêm justificar a necessidade, no corrente ano, de fazermos uma revisão, uma vez que tem impactos diretos na reconfiguração da rede educativa”.

Mas o responsável falou também de outros desafios, como a "escolarização de jovens e adultos que não seguiram o percurso educativo convencional e a sua integração no mercado de trabalho, assim como a formação ao longo da vida. A emergência destes desafios e a necessidade de responder de forma atempada e eficaz às aspirações da nossa comunidade educativa incitam todos os agentes educativos a repensar a atual organização da rede educativa do concelho e a construir estratégias para a sua reconfiguração, atendendo à rede atual de ofertas e às necessidades educativas e formativas que se devem antecipar”.

O presidente da Câmara Municipal de VN Barquinha reforçou a ideia de que "todos somos importantes na escola, todos devemos ser intervenientes”, desde desde professores a assistentes operacionais, e que "todos desejamos uma educação de excelência no nosso concelho, na sequência dos avanços obtidos pela via da requalificação dos edifícios do nosso parque escolar. Devemos continuar a aposta na temática “Barquinha é ciência e é arte”, que tem vindo a ser adotada como desígnio estratégico para as nossas escolas".

Deixou ainda uma mensagem para o diretor do Agrupamento de Escolas reconduzido, mostrando um apoio por parte do Município baseado numa cooperação "empenhada, leal, séria, intransigente e solidária " e afirmando que "queremos uma educação mais humanizadora, uma escola onde os alunos sintam o espaço como seu” e que é necessário continuar a "privilegiar a partilha, o recurso a novas tecnologias, ao trabalho, ao projeto, à experimentação, nunca esquecendo as regras inspiradoras de comportamento, o privilégio da defesa de padrões éticos, onde as intenções de favorecimento e de oportunismo não podem ter lugar".

DISCURSO DO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Diretor do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha, Paulo Tavares

Por fim, o momento esperado: o discurso do diretor reconduzido, Paulo Tavares que, após agradecer a toda a comunidade educativa, destacou o principal desafio vivido no mandato anterior - a implementação do projeto piloto de inovação pedagógica, o qual "foi abraçado por mim [diretor] e por todos vós de uma forma ímpar".

“Penso que todos concordarão comigo que levámos a bom porto o nome do nosso Agrupamento e do nosso concelho. Este foi um trabalho árduo e exigente mas igualmente aliciante e dinâmico, no sentido de rentabilizar e de otimizar o processo educativo", disse, defendendo que "é possível inovar, é possível fazer diferente, visando sempre o cidadão aluno e o desenvolvimento dos seus saberes, atendendo ao perfil do aluno do século XXI”.

“Enquanto diretor do Agrupamento de Escolas, comprometo-me nestes próximos quatro anos a continuar a exercer uma liderança que promova um serviço público de educação e formação de elevada qualidade que dote as nossas crianças e os nossos alunos com os saberes e competências essenciais para os desafios do presente e do futuro. Pretendo uma escola aberta, plural e inclusiva, que privilegie a inclusão social, a equidade de oportunidades e a aprendizagem para todos e cada um", discursou o diretor do Agrupamento de Escolas de VN Barquinha.

Em entrevista à Antena Livre e ao Jornal de Abrantes, Paulo Tavares revelou que os principais desafios para o novo mandato prendem-se com a continuação do "trabalho que tem sido feito até então, com o pressuposto de querer inovar cada vez mais e melhorar o sucesso educativo e transformar este Agrupamento como um Agrupamento onde as aprendizagens são efetivas e onde se promove os melhores saberes e as melhores funcionalidades para que os nossos alunos aprendam de uma forma singular, com facilidade, e que se sintam felizes e que sintam vontade de estar nestas escolas".

O responsável garantiu ainda que " o projeto-piloto vai continuar e temos novas linhas estratégicas de atuação, sempre com o propósito de inovar”.

Os compromissos que assume estão assentes em sete áreas: “projeto educativo sob o lema ‘Ver, Viver e Sentir – Arte e Ciência’ e no sub lema ‘Educação para a Paz’; sucesso educativo, dando continuidade ao nosso plano de inovação; cumprimento do nosso plano anual de atividades; organização interna e gestão pedagógica;  disciplina e segurança; otimização na gestão de recursos de materiais e espaços físicos; formação e inovação".

Momento de tomada de posse

Entre os desejos para o próximo quadriénio está ainda a continuidade de uma "organização ágil e participada na gestão orientada por objetivos estratégicos com sistemas de informação e comunicação eficazes, pautando sempre pela transparência de procedimentos e na racionalização e sustentabilidade de recursos”.

Paulo Tavares conclui que "para conseguir levar a bom porto estes pressupostos é preciso acreditar e confiar numa atitude participada de todos os agentes educativos” e que, da sua parte, haverá "muito trabalho e dedicação (...) no desempenho das minhas funções. (...) Estarei sempre aberto ao diálogo e ao trabalho colaborativo e proativo em nome do nosso Agrupamento de Escolas".

Para o quadriénio 2019-2023, o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha vai contar com uma equipa composta pela professora Inês Alexandra como subdiretora (em continuidade), Margarida Faria, Paula Navarro e Ana Santos como professoras adjuntas e Ana Salas como coordenadora dos diretores de turma.

 

Reportagem e Fotorreportagem: Ana Rita Cristóvão