Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Nersant ajudou à criação de 511 postos de trabalho em quatro anos

25/10/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação Empresarial da Região de Santarém, Nersant, apoiou, nos últimos quatro anos, a criação de 356 empresas e 511 postos de trabalho, e contribuiu para o crescimento das exportações regionais, disse a sua presidente.

Maria Salomé Rafael, eleita para um novo mandato de três anos, fez um balanço positivo do trabalho da Nersant na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da associação empresarial para o período 2017/2019, realizada na terça-feira à noite, em Tomar, cidade onde hoje termina a sexta edição do encontro internacional de negócios Nersant Business.

Em comunicado, a Nersant afirma que as exportações da região de Santarém aumentaram 23,6% entre 2011 e 2016, um aumento que entre 2015 e 2016 foi bastante superior à média nacional (2,9% contra 0,9%), e o número de empresas exportadoras cresceu 30% entre 2013 e 2014.

“Nos últimos quatro anos, ajudámos 1.558 empreendedores e apoiámos diretamente a criação de 356 empresas e 511 postos de trabalho. Em 2017 já apoiámos a criação de mais de 80 novas empresas”, declarou Salomé Rafael.

A presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém quer manter a aposta no empreendedorismo e no apoio à renovação e internacionalização das empresas da região, mas, numa sessão que teve a presença do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, e do presidente da CIP, António Saraiva, chamou a atenção para as dificuldades que muitas empresas continuam a passar.

Em particular referiu as “soluções de financiamento bancário que ainda não respondem” às necessidades das empresas, sobretudo das de pequena e média dimensão.

Salomé Rafael frisou que a associação tem apresentado propostas para que as linhas de apoio a Business Angels e Capitais de Risco sejam operacionalizadas rapidamente, “assegurando que são direcionadas para as necessidades da economia real”.

“Propomos também que se possa rever a linha de capital reversível, implementando-a em todo o país, bem como a criação de um fundo especializado na reestruturação e na conversão de dívida em capital, com o duplo objetivo de reestruturar e capitalizar as empresas”, declarou.

A presidente da Nersant referiu o sucesso da ‘Startup’ de Santarém, criada em parceria com a Câmara Municipal, e desafiou os outros municípios do distrito a ajudarem a associação a “estender a marca ‘Startup’ Ribatejo a toda a região”.

A tomada de posse dos 87 membros dos órgãos sociais da Nersant aconteceu no final do segundo dia de reuniões bilaterais entre empresas estrangeiras e portuguesas proporcionadas pelo Nersant Business, num total de 1.091 encontros de negócios realizados ao longo dos dias de segunda e terça-feira.

O modelo do encontro permite que, em meia hora, a empresa ribatejana apresente os seus produtos, objetivos, ambições e estratégia de internacionalização a outros empresários de delegações estrangeiras, que nesta edição foram mais de 70 de 38 países, afirma a nota da Nersant.

O comunicado cita um empresário ucraniano, Andrii Saienko, presente pela primeira vez num evento que considerou “muito bem organizado, onde é muito fácil comunicar”.

“Fiz contactos que vão dar em negócio, na realidade vinha à procura de um parceiro e acredito tê-lo encontrado”, disse o empresário, que esperava oportunidades e contactos na área do agroalimentar e bebidas alcoólicas.

Também Liang Huey Kuo, da Câmara de Comércio de Taiwan, igualmente presente pela primeira vez, disse à associação ter feito “muitos contactos” e “apalavrado potenciais negócios”.

O encontro permitiu a Hélder Carona, empresário português da área da consultoria e engenharia, a realização de 24 reuniões bilaterais, não só para “saber mais” sobre os mercados e legislação, mas também para identificar oportunidades, o que afirmou ter acontecido.

No encontro estiveram mais de 70 empresários e importadores vindos da África do Sul, Angola, Argélia, Azerbaijão, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, França, Gana, Geórgia, Holanda, Hungria, India, Irão, Letónia, Luxemburgo, Marrocos, México, Moçambique, Panamá, Perú, República Dominicana, República Checa, Roménia, S. Tomé e Príncipe, Sérvia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Lusa