Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Município de Vila de Rei emite comunicado sobre medidas a tomar em caso de deteção de ninhos de vespa asiática

9/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A vespa asiática (também conhecida por vespa velutina) tem-se propagado pelo nosso país, sendo uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones.

A vespa velutina é ligeiramente mais pequena do que a vespa europeia, com as rainhas a medirem cerca de 30mm, os machos 24mm e as obreiras 20mm. Esta espécie apresenta patas amarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho. A cabeça é preta e face amarela.

O Município de Vila de Rei promoveu já uma sessão de esclarecimento sobre esta temática, abordando e esclarecendo dúvidas sobre a identificação, ciclo biológico, medidas de combate e de controlo, prejuízos causados e problemas no controlo deste inseto.

Informa a autarquia que tem vindo a intensificar o despiste e combate à vespa asiática, com a colocação de diversas armadilhas para as conseguir detetar e combater.

"Estas armadilhas foram colocadas principalmente em redor das aldeias do concelho e em alguns dos locais mais visitados e frequentados pela população, de modo a conseguir rapidamente proteger as pessoas em caso de deteção deste inseto", diz a nota.

"Os ninhos de vespa asiática apresentam grandes dimensões e, geralmente, são construídos em pontos altos e isolados. No concelho de Vila de Rei foram já detetados e destruídos alguns ninhos de vespa asiática", refere a autarquia.

Nesse sentido, o município "apela aos vilarregenses que se mantenham atentos a esta situação e que, em caso deteção ou suspeita da existência destes ninhos, entrem em contacto com a Proteção Civil de Vila de Rei (912 263 895) ou com os serviços camarários (274 890 010). Uma das preocupações a ter é não mexer nos ninhos, devido a eventuais ataques por parte destes insetos".

Consulte a ficha de identificação da espécie e dos ninhos, de forma a evitar possíveis confusões com outros insetos: http://www.cm-viladerei.pt/images/noticias/2019/10_outubro/vespa_compressed-min.pdf