Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Município de Sardoal adquire 3.500 máscaras para a população e tem centro de colheitas na Piscina Municipal (C/ÁUDIO)

29/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O ponto de situação acerca daquilo que tem vindo a ser feito no concelho de Sardoal no âmbito da pandemia de Covid-19 foi feito esta quarta-feira, 29 de abril, pelo presidente da autarquia, Miguel Borges, em reunião do executivo por videoconferência.

No que toca à proteção individual, Miguel Borges disse que foi disponibilizado um conjunto de material pelas IPSS's do concelho, bem como pelo comércio local e pela GNR. A autarquia tem também em curso a aquisição, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, de 3.500 máscaras sociais para distribuir pela população. Um "investimento avultado", diz Miguel Borges, "para tentarmos chegar a quase todos os sardoalenses".

São máscaras reutilizáveis "para oferecer à população" no âmbito de uma ação também pedagógica de "como usar e quando usar", explica o responsável.

O autarca explicou também que, no âmbito da ADC - Área Dedicada a Covid, que funciona no Centro de Saúde de Sardoal, foi disponibilizado um espaço na Piscina Municipal para fazer a colheita das análises, que funciona às terças e sextas-feiras durante o período da tarde.

Presidente do Município de Sardoal fala sobre aquisição de máscaras sociais

Referindo-se à pandemia de Covid-19, Miguel Borges admitiu que o concelho tem "passado um pouco ao lado de tudo isto, tivemos um único caso e cinco vigilâncias ativas", dando conta de que estes dados são cumulativos e que, neste momento, Sardoal não regista "nem vigilâncias ativas nem casos".

"Esperemos que assim continue por muito muito tempo", acrescentou o autarca, que classificou como "responsável" o comportamento adotado pela "esmagadora maioria das pessoas, tirando um caso ou outro, casos pontuais", onde tem intervindo a GNR com "um papel pedagógico muito importante e tem chamado à razão das pessoas".

 

Presidente do Município de Sardoal fala sobre situação da Covid-19 em Sardoal

Miguel Borges destacou também "todo o empenho e dedicação" das várias instituições com quem o Município tem trabalho neste âmbito, desde as IPSS's, ao CLDS. 

 

Funcionários da Santa Casa da Misericórdia testados à Covid-19

"Os funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia [de Sardoal] já fizeram todos o teste". O anúncio foi feito esta quarta-feira, 29 de abril, pelo presidente do Município de Sardoal, Miguel Borges, em reunião do executivo que aconteceu por videoconferência.

Esta realização de testes no âmbito da Covid-19 resultou de uma ação concertada entre a Proteção Civil Municipal, a Proteção Civil Distrital e o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Miguel Borges deu conta de que ainda não é sabido o resultado da globalidade das pessoas testadas mas "de alguns, pelo menos aquilo que se sabe é que não há resultados positivos, porque se houvesse a informação era logo dada", disse.

Presidente do Município de Sardoal fala sobre testagem a funcionários da Santa Casa da Misericórdia

A este respeito, o autarca relembrou que a CIM do Médio Tejo tem a aquisição de 2.000 testes que fazem parte de uma reserva estratégia que a CIM contratualizou com a Faculdade de Farmácia de Lisboa, "na eventualidade de poderem ser usados" para a comunidade. "Em princípio, não serão necessários, porque esta operação de testes está a correr muito bem, temos uma grande capacidade de testes e aqui na nossa zona temos um forte apoio e empenho do CHMT", afirmou ainda.

Ana Rita Cristóvão