Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Concelhos

Montalvo: Município avança com obras na ETAR da localidade

29/01/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na freguesia de Montalvo, concelho de Constância, já estão a decorrer as obras de Requalificação da Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR.

Informa a Câmara Municipal que a intervenção tem um custo de 125.495,00€, com um financiamento comunitário de 102,420,75€, através do POSEUR – Programa Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, sendo a restante verba assegurada pelo orçamento municipal.

Com a intervenção que agora está a decorrer, o Município pretende para além de corrigir o deficiente desempenho do sistema, proceder também à ampliação da sua capacidade, sem, contudo, ampliar ou construir novos equipamentos.

Em termos genéricos , esta operação tem como objetivo sujeitar as águas residuais, geradas na freguesia de Montalvo, a um grau de tratamento consentâneo com a legislação aplicável e com a proteção da qualidade, e respetivos usos, da água do meio hídrico recetor, refere a mesma informação.

Registe-se que a freguesia de Montalvo, possui um único sistema de drenagem de águas residuais, sendo responsável pela drenagem dos efluentes da sede de freguesia, associado ao sistema de drenagem existe a ETAR de Montalvo onde todos os efluentes são tratados. A ETAR situa-se a cerca de 500 metros do aglomerado populacional e junto a uma pequena linha de água afluente do Rio Tejo.

A ETAR entrou em funcionamento no início da década de 80 e foi reabilitada no início do século XXI, atualmente apresentava sinais de desgaste mecânico e mau funcionamento de alguns equipamentos, o que contribui para que o efluente final não apresente uma qualidade compatível com os requisitos de qualidade exigidos a este tipo de instalação, pode ler-se.