Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Médio Tejo: Segundas etapas dos Caminhos da Água arrancam de 13 a 16 de julho

11/07/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 13 a 16 de julho inicia-se a segunda etapa dos Caminhos da Água, com uma programação assente num conceito inovador a nível nacional.

Segundo nota à imprensa, o evento conta com "13 municípios unidos na criação de programação cultural em rede e na promoção turística da sua região. Uma iniciativa idealizada com a consciência de que o património não tem alma sem as pessoas e que os Caminhos são feitos por quem os percorre e se cruza com as paisagens, os monumentos, os espaços culturais, as casas, as praças, as ruas".

Alguns projetos envolvem a população residente, outros contam com o contributo do público ou vão, simplesmente, desafiar os sentidos de quem tiver a sorte de assistir a alguma das mais de três dezenas de iniciativas que desta vez se espalham por sete concelhos do Médio Tejo. 

Há dança, teatro, música e novo circo pelas ruas e a maioria dos espetáculos têm a sua estreia em julho - outros eventos de sucesso em abril repetem-se, agora em concelhos e cenários diferentes.

Nas estreias, destaque para os concertos de Birds Are Indie (Ferreira do Zêzere, dia 14) e de Capicua (Sertã, dia 15), bem como para o espetáculo Human Brush, do francês Vincent Glowinski (Abrantes, dia 13; Constância, dia 15). Vicent Glowinski, "príncipe" da arte urbana na Europa, afirmou-se sob o pseudónimo Bonom, trocando Paris por Bruxelas e reaparecendo em lugares improváveis. Ele desenha pelo mundo, inspirado pela fisiologia animal e a natureza, e o público já conhece a sua fisionomia através dos traços com que tem mudado o universo das ruas. Esses traços são transmitidos em direto num ecrã, revelando-se através de luzes ultravioleta e spotlights. Um espetáculo em que a câmara expõe as criações únicas resultantes da fusão entre a arte do movimento e as artes plásticas

O Médio Tejo é uma das zonas "mais ricas em património histórico e natural e, talvez, uma das que ainda encerra mais segredos em Portugal. Muitos dos lugares mágicos destes concelhos vão servir de palco aos artistas convidados nos Caminhos da Água: da Gruta de Avecasta ao Lago de Dornes, em Ferreira do Zêzere, às praias fluviais de Carvoeiro e Ortiga, em Mação, ao centro geodésico de Portugal, em Vila de Rei, onde se vivem momentos únicos. Difícil será escolher o caminho a percorrer," lê-se na mesma nota.