Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Concelhos

Médio Tejo: Bostelim, Aldeia do Mato e Carvoeiro recebem novamente Bandeira Azul

2/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As praias fluviais de Bostelim, em Vila de Rei, Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, e Carvoeiro, em Mação, vão receber novamente este ano a Bandeira Azul.

Na região Médio Tejo voltam-se a repetir as distinções às praias localizadas nos concelhos de Abrantes, Mação e Vila de Rei.

A Praia Fluvial do Bostelim recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo uma das 28 praias fluviais a nível nacional a receber esta distinção.

A atribuição da Bandeira Azul a esta praia fluvial Vilarregense assume ainda uma maior importância ao ser a única destacada no distrito de Castelo Branco.

O Presidente da Autarquia, Ricardo Aires, sublinha que “esta nova atribuição da Bandeira Azul à Praia Fluvial do Bostelim vem reforçar e reconhecer a enorme qualidade das zonas balneares do nosso Concelho que, anualmente, recebem largos milhares de visitantes. A Praia Fluvial do Bostelim é um espaço de lazer por excelência, conseguindo aliar a qualidade da água a um espaço com bastantes sombras e espaços verdes nas áreas circundantes, ideal para programas em família".

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, sendo que estes Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Galardoada pelo 7º ano, a praia fluvial de Aldeia do Mato é para Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, “um orgulho”.

A atribuição da Bandeira Azul é possível devido à “qualidade da água que assim o permite, em primeiro lugar, mas depois todo o investimento que a Câmara de Abrantes tem feito e o concessionário que também assumiu (…) criar todas as condições, que são muitas e que são exigidas para conseguirmos ter esta distinção”, disse a presidente aquando da entrega da Bandeira Azul de 2016.

Aldeia do Mato

Por sua vez, a Praia Fluvial de Carvoeiro, em Mação, vai ser galardoada com a Bandeira Azul assumindo-se como símbolo de qualidade pelo 11.º ano consecutivo.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, considera que “a Bandeira Azul é, antes de mais, o resultado de um esforço que não é só da Autarquia, há várias pessoas e entidades envolvidas que ajudam a este excelente resultado”.

Em 2017 foi atribuído um número recorde de Bandeiras Azúis em território nacional (com 292 praias costeiras e 28 fluviais), fazendo com que Portugal lidere o ranking das praias galardoadas em termos percentuais, com um total de 55% de praias distinguidas.

Os galardoados com a Bandeira Azul foram dados a conhecer na sexta-feira, 28 de abril.

Carvoeiro