Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
mação

Mação: Vereador do PS acusa Executivo de ofensas e ameaças. Presidente pede provas (C/ ÁUDIO)

23/12/2020 às 19:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na reunião do Executivo da Câmara Municipal de Mação, realizada esta quarta-feira, 23 de dezembro, o vereador socialista apresentou uma Declaração de Protesto. Nuno Barreta leu a declaração do que disse ser “a forma como vem sendo tratado ao longo destes três anos de mandato”. (ver documento aqui)

Nuno Barreta, vereador do PS na Câmara Municipal de Mação

Na resposta, o presidente da Câmara de Mação, pediu que Nuno Barreta desse alguns exemplos e falou de declarações “graves”. Para Vasco Estrela, no entanto, mais grave “é a questão das ameaças e perseguições” e desafiou o vereador socialista a apresentar queixa por violação do Estatuto de Oposição.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação

Também o vice-presidente, António Louro, mostrou a sua indignação perante as acusações. Disse não se “rever minimamente” no que foi dito pelo vereador Nuno Barreta e afirmou que “de modo algum posso aceitar, por um segundo que seja, que eu possa estar envolvido nestas acusações”. António Louro até propôs que “face às ofensas gravíssimas que o senhor vereador está a ser vítima, façamos nós essa queixa”. Vasco Estrela adiantou que “é isso mesmo que o senhor vereador vai ter que provar” e desafiou Nuno Barreta a apresentar provas do que tinha acabado de afirmar. 

O vereador Nuno Barreta não proferiu mais nenhum comentário nem reagiu às declarações do restante Executivo.

António Louro, vice-presidente da Câmara Municipal de Mação

À margem da reunião de Câmara, Nuno Barreta falou aos jornalistas e reafirmou as acusações. O vereador socialista acrescentou ainda que foi vítima de represália quando “em 2017 fui eleito representante da saúde no Conselho Geral de Educação e imediatamente fui destituído pela diretora executiva da altura [Sofia Theriaga]”.
“Foi uma decisão política”, afirmou.
Adiantou ainda que, “neste momento Mação não tem uma UCC [Unidade de Cuidados na Comunidade] porque os políticos do PSD não querem que isso aconteça porque a pessoa tecnicamente capaz e com competências para o fazer é o enfermeiro Nuno Barreta”.

Nuno Barreta

Aos jornalistas, Vasco Estrela disse ainda não saber como vai o Executivo “lidar com esta questão” das acusações do vereador Nuno Barreta. O presidente explica o que pode ser a questão das ameaças, que se prende com uma recomendação que o vereador fez em março, na altura contrária às diretrizes da DGS.

Vasco Estrela

Questionado sobre a razão de Mação não ter ainda uma UCC, Vasco Estrela disse não fazer ideia pois “a Câmara não tem poder” para tal, reafirmando toda a disponibilidade “se for essa a vontade do ACES do Médio Tejo”.