COVID-19: Mação reforça medidas de prevenção

2021-01-08

Na sequência de mais uma renovação do Estado de Emergência, da atual situação vivida no concelho, que agora passa para nível de risco extremamente elevado, e das medidas hoje decretadas e anunciadas pelo Governo, a Câmara Municipal de Mação dá conhecimento do reforço das suas medidas de prevenção, no âmbito do seu Plano de Contingência, referente ao Coronavírus – COVID-19.
“De forma a proteger funcionários e utentes, reduzindo os riscos de exposição e eventual contágio, especialmente aqueles que fazem atendimento ao público, assim como os munícipes que se deslocam aos serviços e equipamentos municipais”, a Câmara Municipal adota as seguintes medidas até 31 de janeiro de 2021, salvo decisão em contrário ou indicação das entidades competentes:

SERVIÇOS ENCERRADOS AO PÚBLICO:
– Centro Cultural Elvino Pereira: Biblioteca, Galeria e Auditório;
– Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo;
– Núcleo Museológico de Ortiga;
– Posto de Turismo;
– Piscinas Municipais Cobertas;
– Parque Infantil (Largo dos Combatentes);
– Parque de Campismo.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO COM MEDIDAS RESTRITAS:
– Mantêm-se em funcionamento condicionado os restantes serviços de atendimento ao Munícipe, sendo que os mesmos funcionarão da seguinte forma:

EDIFÍCIO DA CÂMARA MUNICIPAL
Atendimento de uma pessoa de cada vez, em cada serviço (mesmo que dois serviços funcionem no mesmo espaço):
a) Tesouraria/Contabilidade;
b) Serviço de Obras/Taxas e Licenças;
· Nota: Proibida a presença, em simultâneo, de mais de três pessoas no hall do edifício da CMM, para além da funcionária da Receção;

SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL, CENTRO DE NEGÓCIOS, SEDE DE ASSOCIAÇÕES/GEMA:
Atendimento de uma pessoa de cada vez, em cada serviço, sendo proibida a presença de mais de duas pessoas, em simultâneo, no hall deste edifício.

PARQUE DE CAMPISMO:
. Suspensa a receção de mais utentes (com exceção daqueles que já possuem equipamento no Parque) até 31 de janeiro de 2021, assim como de reservas a partir desta data. São igualmente proibidas visitas.
. O serviço da Receção do Parque de Campismo funcionará igualmente com medidas restritas: uma pessoa de cada vez, devendo a deslocação ao mesmo ser efetuada em casos de extrema necessidade/urgência, privilegiando-se os contactos via telefone ou email.
. Aquando do atendimento e espera para o mesmo, devem ser respeitadas todas as medidas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente as medidas de distância entre as pessoas.

A Câmara Municipal alerta para o facto de, embora os serviços de atendimento ao público se manterem em funcionamento (restrito), os mesmos só deverão ser procurados em situações de evidente e manifesta necessidade, sendo necessário agendamento prévio. Deverá privilegiar-se o contacto via telefone ou email.

SUSPENSÃO DAS SEGUINTES ATIVIDADES – até 31 de janeiro de 2021:
– Suspensão das aulas e atividades da Universidade Sénior;
– Suspensão das atividades do Clube Sénior;
– Sessões de cinema e outras atividades culturais.

Segundo nota de imprensa do Município, “considerando a complexidade e gravidade da situação vivida no nosso concelho, apelamos para que todos acatem todas as recomendações transmitidas pelas Entidades competentes, de forma a ultrapassarmos rapidamente e da melhor forma possível este momento”.
As medidas preventivas anunciadas pela Câmara Municipal de Mação estarão sujeitas a avaliação permanente, de acordo com a evolução da situação epidemiológica da COVID-19 e as diretivas do Governo e Autoridade de Saúde.