Mação: Município integra Wiki Médio Tejo

Concelhos 2019-01-09

A Biblioteca Municipal de Mação integra agora o projeto Wiki Médio Tejo.

Este projeto, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), através da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo (RBPMMT), no qual a Biblioteca Municipal de Mação faz parte, trata-se de uma enciclopédia digital, tipo dicionário, que vem proporcionar de forma gratuita e acessível na internet, a possibilidade de todos poderem ser autores ou consumidores de informação sobre o território. A Wiki Médio Tejo quer afirmar-se como o” maior repositório de conhecimento sobre a região, funcionando como plataforma colaborativa de livre acesso a todos os interessados, autores ou pesquisadores”.

Toda a comunidade em geral pode contribuir, desde bibliotecários, museólogos, arquivistas, professores, jornalistas, apoiando assim uma atitude de cooperação e partilha entre a população da região.

Tratando-se de uma enciclopédia generalista, nela se podem publicar artigos sobre todos os temas, mas é condição imperativa que estes se relacionem em simultâneo com a região do Médio Tejo ou qualquer dos seus municípios. Naturalmente terá também de haver integral respeito pela legislação em vigor, nomeadamente no que concerne ao direito de autor e direitos conexos”, explica o Município em nota de imprensa.

O objetivo deste projeto é a “ligação territorial”, sendo esta iniciativa uma mais-valia para essa finalidade, “se ela for apropriada pela população em geral”.

Para mais informações sobre o funcionamento da Wiki Médio Tejo, ou para dar contributos, pode contactar ou dirijir-se à Biblioteca Municipal de Mação.

A Wiki Médio Tejo pode ser consultada em http://wikitejo.mediotejo.pt/