Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
1

Mação: Jovens Autarcas preparam Plano de Ação

18/01/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Executivo Jovem

O Município de Mação lançou, em outubro de 2018, a nova edição do Programa Jovem Autarca. Foram recebidas três candidaturas, tendo o executivo Jovem sido constituído com os três candidatos, sendo eles Clara Minhoto, de 16 anos, de Penhascoso, Nuno Esteves, de 17 anos, de Chão de Codes, e Leonardo Silva, 16 anos, de Carvoeiro.

De acordo com o Município, o programa “Jovem Autarca” pretende desenvolver o exercício da democracia participativa junto da população jovem do Município, mediante a sua participação. As candidaturas dos participantes foram feitas de modo individual sendo que o programa de ação será agora discutido entre os três jovens, dentro das propostas que apresentaram, sendo que o montante de execução fixado pelo Executivo camarário é de 7.500 euros.

O plano do programa deverá incidir nas áreas de ação definidas, sendo elas, Juventude, Tempos Livres, Desporto, Património, Cultura, Ciência, Ação social, Educação, Ensino e Formação Profissional, Promoção da Cidadania ou outras áreas que se considerem relevantes mediante deliberação em reunião de Câmara.

O mandato do jovem executivo teve início com a tomada de posse, na sede do Município de Mação, perante os membros da Câmara Municipal, na reunião de Câmara do dia 14 de novembro de 2018 e tem a duração de um ano. Os jovens reúnem mensalmente, em espaço próprio, nos Paços do Concelho. A primeira reunião deste ano realizou-se no passada quarta-feira, dia 16 de janeiro, onde reuniram com o objetivo de acertar as propostas que irão apresentar em reunião de Câmara.

É muito positivo que as candidaturas tenham aumentado, é bom ver os nossos jovens interessados e com ideias para o seu Concelho. As candidaturas que recebemos mostram que estão conscientes da nossa realidade, dos nossos desafios, das nossas dificuldades que, de certa forma, são também as suas. O mais importante a sublinhar será, no entanto, o facto de se tratar de um exercício de democracia participativa que faz todo o sentido quando vemos jovens numa atitude ativa e crítica a apresentar projetos para o Concelho de Mação.”, destacou Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação.

Leonardo Silva, Clara Minhoto e Nuno Esteves