Mação: Jovem Autarca questionado por “colegas” vereadores

Concelhos 2017-03-27

A reunião da Câmara Municipal de Mação, realizada na quarta-feira, 22 de março, contou mais uma vez com a presença de Nuno Serra, o Jovem Autarca do Município. Nuno Serra foi ouvir dos “colegas” vereadores algumas dúvidas levantadas acerca da proposta de apoio ao transporte de alunos que frequentam o Agrupamento Escolar Verde Horizonte. Saber quem vai beneficiar e como pode usufruir desse apoio foi a questão mais discutida.

O vereador Vasco Marques mostrou os valores em causa para este apoio, que, se incluir os alunos de fora do concelho, rondará os 2.000 euros e que terá que se “explicar muito bem aos beneficiários e às suas famílias que se trata de um apoio limitado no tempo, que é apenas por um período, e que integra o Programa Jovem Autarca”. Esta explicação fica a dever-se ao facto da Câmara Municipal de Mação já apoiar os estudantes do Concelho em 50% do custo dos transportes.

No final, Vasco Estrela explicou que é bom que Nuno Serra perceba o exercício autárquico e as dificuldades que vão surgindo ao Executivo. “Ser autarca é tomar decisões e há uma medida, nomeadamente a questão dos transportes, que pode não ser muito fácil de operacionalizar”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Mação.

No entanto, há que retirar algo de positivo nesta situação pois, como disse Vasco Estrela, serve “para o Jovem Autarca perceber os problemas que, às vezes, o presidente da Câmara e os vereadores têm quando expomos uma determinada ideia e pensamos que é a melhor e há pessoas que, legitimamente, colocam questões. Tudo isto faz parte do crescimento e da dinâmica das coisas e acho que até é bom para o Jovem Autarca ser confrontado com estas questões”.

Com o Torneio Interassociações já aprovado, o programa Jovem Autarca segue com novas propostas até outubro. Nuno Serra confessou, no entanto, que “estamos quase em abril e não sei se consigo”, visto a disponibilidade também não ser total. O projeto termina em outubro “e vou tentar apresentar mais dois projetos até setembro”.