Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Inauguração de Centro de Embalamento e Rotulagem de Azeite

8/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Mação e a AmarMação, Associação de Desenvolvimento do Concelho, inauguram este sábado, pelas 15 horas, o Centro de Embalamento e Rotulagem de Azeite. Este centro fica situado nas instalações onde funciona a Associação de Desenvolvimento.

O centro que vai abrir portas sábado é uma pequena unidade, licenciada, que fica disponível para os 22 lagares e para todos os olivicultores do concelho que tenham interesse em embalar e rotular o seu azeite. Com este procedimento poderão vender o azeite ali embalado em qualquer local da União Europeia. A gestão dos processos deverá ser desenvolvida pela AmarMação através de regulamento próprio.

No mesmo dia, e depois da inauguração, os técnicos da APABI (Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior) vão apresentar no centro de Formação de Mação, na zona industrial, as regras e normas legais que regulam os procedimentos. Na mesma sessão será apresentada a legislação que regulamenta a qualidade dos vários tipos de azeite.

Como Mação tem uma presença forte na olivicultura, e tendo em conta a sua importância, para o concelho a autarquia e a AmarMação estão a preparar uma ação de formação mais abrangente para a fileira. Esta atividade deverá ser realizada no mês de junho.