Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Mação: Gulbenkian finaliza procedimentos de reconstrução de habitações destruídas pelo fogo

4/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, informou que a Fundação Calouste Gulbenkian irá, até final desta semana, fechar todos os processos de reconstrução das habitações destruídas pelos incêndios de 2017 no concelho.

Trata-se de “processos com os empreiteiros que contactaram e que foram da responsabilidade deles [Fundação Calouste Gulbenkian] para poderem fechar esses mesmos procedimentos e iniciar-se a reconstrução das três habitações que estão ainda em falta, no âmbito dos incêndios do verão passado”.

Fica assim concluído o processo das casas de primeira habitação mas, segundo Vasco Estrela, “ainda há um conjunto de segundas habitações, barracões e armazéns agrícolas” cuja Câmara Municipal “vai apoiar” pois não tiveram enquadramento nos apoios dados pelo Estado.

No total, foram 23 as habitações afetadas pelos incêndios de 2017.

No que diz respeito aos apoios estatais, o presidente da Autarquia diz temer “que as coisas possam correr mal, pois as últimas informações não são animadoras, no sentido de que o Governo se prepara para manter a discriminação que já existiu no passado para com os munícipes do concelho de Mação, ao aplicá-la também à Autarquia e às infraestruturas municipais e, a ser assim, tratar-se-á de mais uma injustiça em cima de muitas outras”.

Relativamente ao que poderá vir a acontecer, Vasco Estrela afirma que “o Município tem noção daquilo que deverá fazer e, a ser conforme parece vir a ser, só nos restará a via judicial para tentar contrariar estas decisões e, mesmo aí, temos algumas dúvidas de que sejamos bem-sucedidos, mas teremos que tentar”.