Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Mação: Avança geminação com Fuentes de León

28/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar no salão nobre, nesta terça-feira, dia 27, a sessão de Assembleia Municipal de Mação.

Vasco Estrela, Presidente da Câmara de Mação, referiu que no passado sábado, dia 21, foi a Fuentes de Leon, em Espanha, assinar um acordo.

O autarca explicou à Assembleia que “quando as conversações decorreram, quando se falou neste acordo, a nossa ideia era ser somente um acordo de intenções”.

No entanto, a proposta redigida por Espanha “fala efetivamente em geminação” e Vasco Estrela adiantou a importância de que as coisas “fossem feitas como deve ser e que a Assembleia Municipal se pudesse pronunciar”.

Mação e Fuentes de León têm em comum museus inseridos na área da arqueologia e o presidente explicou que “ao longo dos últimos anos foi estabelecida uma ligação através de vários trabalhos feitos em conjunto, com a vinda de vários técnicos espanhóis a Mação” e vice-versa. Um desses trabalhos foi realização, há muito pouco tempo, de um filme de arqueologia e pré-história, "que vai passar aqui no Festival Internacional de Cinema durante a Feira Mostra", disse o autarca.

Mação e Fuentes de León têm “parecenças, digamos assim(..) é um acordo que faz sentido pelas razões que referi e, obviamente, não tem encargos para a Câmara”, esclareceu Vasco Estrela.

O presidente finalizou realçando que “parece importante estabelecer aqui algum tipo de relação”, que esta ligação pode “ser importante para projetos comunitários. Não se perde nada em estabelecer este acordo”.

Fátima Saraiva_Estagiária ESTA